Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-05-2010

BP tenta pôr um tubo na fonte principal do vazamento
Os especialistas da British Petroleum (BP) tentam encaixar hoje um tubo na principal fonte do vazamento de petróleo
BP tenta pôr um tubo na fonte principal do vazamento
Foto: EPA

Washington, 15 mai (EFE).- Os especialistas da British Petroleum (BP) tentam encaixar hoje um tubo na principal fonte do vazamento de petróleo no Golfo do México para conduzir o óleo a um navio, após uma primeira tentativa fracassada.

Na sexta-feira a companhia teve que trazer para a superfície uma das peças do sistema para realizar ajustes, mas espera conseguir fazer com que tudo funcione hoje e conseguir assim capturar a maioria do petróleo que sai do poço, explicou em entrevista coletiva Doug Suttles, chefe de operações da BP.

Ao mesmo tempo, a companhia começou a usar produtos químicos debaixo da superfície do mar para dispersar o petróleo.

Suttles disse que o procedimento "parece estar funcionando", já que o volume de petróleo na superfície foi reduzido.

As autoridades americanas aprovaram na sexta-feira o uso desses produtos sob a água, mas organizações de pescadores e ambientalistas destacaram que não se conhece seu impacto no entorno.

Os compostos químicos utilizados, que são menos tóxicos que o petróleo, segundo a Guarda Litorânea, diluem o óleo em pequenas gotas, o que facilita sua absorção por microorganismos marítimos.

O petróleo está escapando para o Golfo do México desde o dia 20 de abril, quando uma explosão destruiu a plataforma petrolífera Deepwater Horizon e deixou 11 trabalhadores mortos.

Do poço saem cerca de cinco mil barris de petróleo ao dia, segundo números oficiais, embora alguns meios de comunicação afirmem que o volume pode ser muito maior.

BP tenta pôr um tubo na fonte principal do vazamento no Golfo do México

Os especialistas da British Petroleum (BP) tentam encaixar hoje um tubo na principal fonte do vazamento de petróleo

Fonte: EFE
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir