Categoria Politica  Noticia Atualizada em 17-05-2010

Gabeira fecha porta a Aspásia
Pré-candidato a governador, Fernando Gabeira reprova insistência da direção do PV em manter pré-candidatura de Aspásia Camargo ao Senado
Gabeira fecha porta a Aspásia
Foto: Carlo Wrede / Agência O Dia

POR RICARDO VILLA VERDE

Rio - A insistência do PV do Rio em manter a candidatura da vereadora Aspásia Camargo ao Senado está criando impasse no partido. O deputado federal Fernando Gabeira, pré-candidato ao governo do estado, já começa a demonstrar irritação com a posição da direção partidária em insistir com a candidatura dela.

Gabeira classificou ontem a decisão como "delírio" de quem está fora da realidade. "A coligação já está formada com dois candidatos: Cesar Maia (DEM) e Marcelo Cerqueira (PPS)", disse o deputado verde, ao participar do lançamento da pré-candidatura da senadora Marina Silva (AC) a presidente pelo PV. O ato foi em casa de shows em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e reuniu cerca de mil pessoas.

A preocupação de Fernando Gabeira é com os riscos jurídicos, já que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou recentemente, ao responder a consultas sobre o tema, a possibilidade de partidos lançarem candidatos avulsos ao Senado, fora da coligação para o governo estadual.

O PV se aliou ao DEM, ao PSDB e so PPS em torno do nome de Gabeira para governador, mas não quer se unir aos três partidos para o Senado. Os verdes pretendem lançar a candidatura de Aspásia enquanto o PPS, DEM e PSDB apoiariam Cesar e Cerqueira.

Apesar da decisão do TSE e da contrariedade de Fernando Gabeira, o presidente regional do PV, o vereador Alfredo Sirkis, reafirmou ontem que a candidatura de Aspásia Camargo está mantida. Para ele, a decisão do TSE não foi definitiva.

Segundo Alfredo Sirkis, o partido deve fazer novas consultas até junho, quando será realizada a convenção para oficializar as candidaturas para as eleições de outubro.

Sirkis disse que o PV pode ir até o Supremo Tribunal Federal para manter a candidatura de Aspásia, se a Justiça Eleitoral negar o registro à candidata. Para Gabeira, porém, esta decisão é "um contrassenso".

Ele garantiu que a maioria do PV é contra Aspásia. "Nós temos a maioria absoluta do partido. As pessoas estão delirando", disse Gabeira.

UMA FESTA DIFERENTE

A escolha de Nova Iguaçu para a festa de Marina Silva foi estratégia do PV para se diferenciar do PSDB e do PT, que lançaram seus pré-candidatos, respectivamente José Serra e Dilma Rousseff, em Brasília. Além de militantes verdes e ambientalistas, o evento teve a presença também do ex-ministro da Cultura e cantor Gilberto Gil, da cantora Adriana Calcanhotto e do poeta amazonense Thiago Melo. Gil cantou a música ‘Andar com fé’, trocando a palavra fé por Marina.

Em um discurso de quase uma hora, a senadora Marina Silva defendeu uma campanha justa, sem troca de acusações, e feita em cima de propostas . "Não quero embate com Dilma, não quero embate com Serra", disse ela sobre seus principais rivais.

Marina: " é o vice dos sonhos"

Guilherme Leal, 60 anos, dono da Natura, será o vice de Marina Silva. O nome foi confirmado ontem, no evento de Nova Iguaçu. Marina disse que Guilherme era o vice "dos sonhos". "Nossa grande novidade é o vice. Ele está totalmente integrado e é cúmplice neste projeto que a gente quer para o Brasil no Século XXI", disse Marina.
Segundo o empresário, a decisão pela candidatura não foi fácil. "Mas essa convocação é impossível de ser negada", disse ele, dono de uma das maiores fortunas do País, estimada em R$ 2,1 bilhão.

Guilherme Leal afirmou que quer ajudar a construir um Brasil mais sustentável e mais solidário. O empresário lembrou que acompanha a trajetória de Marina desde a década de 90. "Escolhi Marina presidente antes de ela me escolher para vice. Ela é a líder que tem a visão de futuro".

Gabeira fecha porta a Aspásia
Candidato do PV ao governo do estado chama de delírio tentativa de lançar candidatura da vereadora ao Senado após TSE rejeitar candidatos avulsos. Partido confirmou dono da Natura, Guilherne Leal, como vice de Marina Silva

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir