Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 21-05-2010

POR QUE A MARINHA DO BRASIL TEM INTERESSE NO PROJETO IMIGRANTE?
Conforme aprendemos, ainda no antigo curso primário, o Brasil foi descoberto pelo mar, na rota do caminho marítimo para as Índias...
POR QUE A MARINHA DO BRASIL TEM INTERESSE NO PROJETO IMIGRANTE?

Um pouco mais tarde, no final do século XIX, quando os primeiros imigrantes começaram a ser recebidos, de forma organizada, eles também chegaram pelo mar, redescobrindo, de certo modo, uma nova terra que, na sua percepção, lhes acenava com a oferta de um futuro de paz, trabalho e prosperidade. O mar foi, tal como sempre, um caminho que une terras distantes. Atualmente, este caminho é de importância fundamental para o nosso país, não apenas pela valorização do transporte comercial marítimo, do qual somos extremamente dependentes, mas também pelo imenso potencial dos recursos econômicos oceânicos a serem explorados. Somos autos suficientes em petróleo, e a intensa discussão a respeito do pré-sal, cuja exploração irá alavancar o crescimento do país, lança luzes sobre o mar que nos pertence, o qual nem sempre tem reconhecido o seu papel.

Podemos então perceber que o mar que trouxe uma miríade de homens, mulheres e crianças que contribuíram sobremaneira para o crescimento do Brasil é o mesmo mar que importa (e também exporta ...) muito para a inserção político-econômica de nosso país no contexto internacional. Os Imigrantes são a Força (de Trabalho) que veio do mar, e a Marinha do Brasil é a Força (Armada) que vai para o mar, em defesa de nossos interesses, mormente a segurança e proteção do tráfego comercial marítimo e dos campos e das plataformas de extração de petróleo. Há, portanto, um nítido traço de união entre os Imigrantes e a Marinha.

Os registros mostram que a Hospedaria Central da Ilha das Flores, instalada em 1883, foi a porta de entrada de levas e levas de imigrantes, que aqui aportaram em busca da concretização de acalentados sonhos. Hoje a Marinha é detentora desse importante sítio histórico e visualiza, em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mediante a implantação de um importante projeto de natureza sócio-educativo-cultural, a possibilidade de contribuir para resgatar fatos históricos de suma importância para a formação de nossa identidade nacional, ao mesmo tempo em que busca atrair a atenção da sociedade para uma extensa faixa de nosso território um tanto quanto ignorada por significativa parcela de brasileiros – a Amazônia Azul.

Trata-se, portanto de uma ótima oportunidade para aprimoramos o nível de consciência marítima de nosso povo, posto que o mar do descobrimento, que no passado trouxe os valorosos imigrantes, é o mesmo mar que, hoje, agrega à economia divisas que são imprescindíveis para a formação e felicidade das futuras gerações. Desse modo, o Projeto, por suas finalidades, é um excepcional meio de aproximação entre a Marinha e a sociedade, uma das metas estabelecidas pelo setor de Comunicação de nossa querida Força.

Por tudo isso: Brasil, Admare!

Jorge Mendes Bentinho
Contra-Almirante (FN)
Comandante da Tropa de Reforço.


    Fonte: A Autor
 
Por:  Bárbara Pérez    |      Imprimir