Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 25-05-2010

Creche em Marataízes com Pediatra todas as semanas
Em Marataízes, a creche Municipal Dona Lili, que funciona nas dependências do Caic na Barra do Itapemirim, recebe semanalmente, todas as terças-feiras, a visita de um médico pediatra.
Creche em Marataízes com Pediatra todas as semanas
Foto: Renato Alves


A creche Dona Lili, que tem como público alvo as crianças que residem na região conhecida como Rua da Bacia, é uma das escolas infantis de Marataízes que estão participando de um projeto piloto, idealizado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação, a fim de possibilitar a realização da medicina preventiva em Marataízes.

Nessas visitas, o médico além de verificar individualmente a saúde das crianças, promove uma espécie de palestra educativa que é realizada através da promoção de conversas diretas com os pais dos alunos, explicando e tirando dúvidas pontuais.

Para Jander Vidal, prefeito de Marataízes que também é médico, "com este trabalho preventivo consegue-se evitar, por exemplo, surtos coletivos de gripes e diarréias, uma vez que muitos dos focos dessas doenças se formam no ambiente familiar, de modo que as palestras, além de orientar, como são realizadas por meio de uma conversa informal, servem ainda para identificar vícios e falhas de higiene e alimentação", destaca o prefeito.

Já a diretora da Creche Dona Lili, professora Sandra Regina, afirma que "em razão da aproximação da época chuvosa em nossa região, o fato de termos na escola a visita periódica de um profissional médico, verificando a saúde das crianças e conversando com as mães, nos ajuda muito no trabalho de prevenção contra diversos malefícios, que por vezes acometem as crianças por falta de cuidados básicos fora do ambiente escolar".

Nos próximos dias 25 e 26 a Creche Dona Lili estará recebendo também uma equipe completa de agentes da Secretaria de Saúde que aplicarão flúor bucal em todas as crianças.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marataízes    |      Imprimir