Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 27-05-2010

Marataízes implanta programa de Saúde Bucal
As escolas públicas municipais de Marataízes estão participando de um programa de prevenção e promoção de saúde bucal com a participação de profissionais odontólogos.
Marataízes implanta programa de Saúde Bucal
Foto: Renato Alves


Recentemente implantado pela Prefeitura de Marataízes, o projeto de prevenção e promoção de saúde bucal para Crianças e adolescentes, visa alcançar, através da conscientização de pais e alunos de todas as escolas municipais, por meio de palestras, instrução de higiene oral, escovação supervisionadas e aplicação de flúor a diminuição dos índices de cáries infantis em Marataízes.

De acordo com a Dentista Fernanda Jacques, o projeto surgiu de uma constatação científica realizada pelo setor responsável pela Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, que apontou altos índices de cáries infantis na cidade.

Tal programa é importante pois ao permitir identificar de forma pró-ativa os focos de maior incidência da doença, nos possibilita promover de forma sistêmica, técnica e em larga escala, programas que visem a imediata intervenção médica e ainda a promoção dos fatores que visam modificar hábitos de higiene e alimentação, o que tem contribuindo para que rapidamente os índices de cáries infantis sejam diminuídos.

Jander Vidal, médico e prefeito de Marataízes, destaca que o programa foi idealizado para atuar como modalidade médica preventiva, sendo desenvolvido de forma permanente, sequencial e rotativo, de modo que cada escola tenha um intervalo máximo de seis meses entre uma visita e a outra do profissional médico.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Renato Alves    |      Imprimir