Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 28-05-2010

ALCANCE O SUCESSO COM A.P.O.
Para entender melhor a APO, Administra��o por Objetivos, veremos as suas principais caracter�sticas:
ALCANCE O SUCESSO COM A.P.O.

1 � Estabelecimento conjunto de objetivos entre o executivo e o seu superior:

A maior parte da APO utiliza o estabelecimento conjunto de objetivos, o executivo e seus superiores participam do processo de estabelecimento e fixa��o dos objetivos.

2 � Estabelecer objetivos para cada departamento:

Basicamente a APO est� fundamentada no estabelecimento de objetivos por posi��es de ger�ncia. Os objetivos, em alto n�vel, podem ser denominados de objetivos, metas, alvos ou finalidades, por�m a id�ia b�sica � a mesma. Determinar os resultados que um gerente em determinado cargo dever� alcan�ar.

3 � Interliga��o dos objetivos departamentais:

Correlacionar os objetivos dos v�rios �rg�os ou gerentes envolvidos, mesmo quando os objetivos n�o se ap�iam nos mesmos princ�pios b�sicos. Formar uma vis�o de conjunto.

4 � Elaborar planos t�ticos e planos operacionais, com �nfase na mensura��o e no controle:

Ap�s a defini��o dos objetivos departamentais, elaboram-se os planos t�ticos e os planos operacionais para alcan�a-los. Como a APO enfatiza a quantifica��o, a mensura��o e o controle, torna-se necess�rio mensurar os resultados atingidos e compar�-los com os resultados planejados. Somente os resultados que podem ser mensurados podem ser aplicados a APO.

5 � Cont�nua avalia��o, revis�o e reciclagem dos planos:

� necess�ria uma avalia��o cont�nua dos planos na abordagem da APO, para a corre��o do rumo para se alcan�ar o resultado esperado. Na APO h� um ciclo que envolve as seguintes etapas:

� Fixa��o dos objetivos Globais da empresa;

� Elabora��o do Planejamento Estrat�gico;

� Fixa��o dos objetivos departamentais para o ano;

� Elabora��o do plano t�tico do departamento;

� Desdobramento do Plano T�tico em Planos Operacionais;

� Avalia��o dos resultados alcan�ados em compara��o com os objetivos departamentais;

� Revis�o nos planos ou nos objetivos departamentais.

� Avalia��o dos recursos alcan�ados em compara��o com os objetivos departamentais.

6 � Participa��o atuante da chefia:

H� uma grande participa��o do superior, o controle � centralizado.

7 � Apoio intenso do staff:

A implanta��o da APO requer o apoio intenso de um staff previamente treinado e preparado. A abordagem do tipo "fa�a voc� mesmo" n�o � aconselh�vel em APO, pois exige integra��o e coordena��o de esfor�os.

Resumindo, a APO �:

Uma T�cnica participativa de planejamento e avalia��o, atrav�s da qual superiores e subordinados, conjuntamente, definem aspectos priorit�rios e estabelecem objetivos (resultados) a serem alcan�ados, num determinado per�odo de tempo e em termos quantitativos, dimensionando as respectivas contribui��es de cada departamento (metas). E acompanham sistematicamente o desempenho (controle) procedendo �s corre��es necess�rias

Ramon Barros

    Fonte: O Autor
 
Por:  Ramon Barros    |      Imprimir