Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-06-2010

Brasileira que sobreviveu a ataque israelense está detida
Passageiros da frota aguardam a deportação por Israel
Brasileira que sobreviveu a ataque israelense está detida
Foto: AFP

BRASÍLIA — A ativista brasileira Iara Lee, que viajava no navio com ajuda humanitária atacado por Israel nesta segunda-feira, está detida na prisão israelense em Be er Sheva, informou nesta terça-feira a chancelaria do Brasil em uma nota oficial.

Lee "está detida na prisão de El A, em Be er Sheva", e disse a um representante diplomático brasileiro que as autoridades israelenses confiscaram seus equipamentos e seus dois passaportes, um dos Estados Unidos e outro do Brasil, confirmou a chancelaria.

Lee explicou que "as autoridades israelenses exigiram como condição para sua liberação que ela assine um documento declarando ter entrado ilegalmente em Israel". Explicou que "não pretende assinar este documento já que foi presa por forças israelenses em águas internacionais", disse a nota.

Segundo o comunicado, Lee está bem de saúde.

"O governo brasileiro mantém contato permanente com as autoridades israelenses, pedindo que liberem incondicionalmente a cidadã brasileira, como o exige também a própria declaração da presidência do Conselho de Segurança da ONU" aprovada na segunda-feira, diz a nota oficial.

O Brasil condenou energicamente o ataque israelense a um barco que pretendia levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza - um episódio que deixou nove mortos. A chancelaria brasileira convocou o embaixador de Israel em Brasília para expressar a "indignação" do governo por este episódio.

Brasileira que sobreviveu a ataque israelense está detida

Passageiros da frota aguardam a deportação por Israel



Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir