Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-06-2010

ENIGMAS DO LITORAL SUL
O litoral sul do Esp�rito Santo guarda segredos que a hist�ria ainda n�o desvendou
ENIGMAS DO LITORAL SUL
Foto: http://3.bp.blogspot.com

O litoral sul do Esp�rito Santo guarda segredos que a hist�ria ainda n�o desvendou. O levantamento topogr�fico somente foi realizado em 1845, pelo capit�o-engenheiro Pedro Xavier de Brito, conforme cartas geogr�ficas existentes no Arquivo Nacional.

Ao que tudo indica no s�culo 18 embarca��es bucaneiras atracavam na regi�o. Alguns ind�cios: muitas �rvores de abric� e de fruta p�o. O abric� � de origem francesa e a fruta p�o, da Oceania e da �ndia. Quem teria plantado suas primeiras sementes ou mudas nesta vasta �rea litor�nea? A sua exist�ncia hoje disseminada, demonstra que navegantes estranhos rondavam o litoral sul do Esp�rito Santo.

A Ilha dos Franceses, conforme tradi��o oral era ref�gio de piratas. N�o foi por acaso que o abric� e a fruta p�o nasceram por aqui.

O fruto do abric� � usado para xarope e doces. A �gua destilada de suas flores, na Martinica � chamada de "�gua dos crioulos"; uma bebida apreciada. Nas Antilhas, usa-se fermentar os ramos pisados do abric�, de onde se extrai uma bebida rascante.

Quanto � fruta p�o, suas folhas e frutos s�o usados respectivamente como rem�dio e alimento. Observa-se que a Martinica e as Antilhas eram frequentadas por cors�rios que velejavam na costa brasileira.

At� prova em contr�rio, foram eles, os introdutores do abric� e da fruta p�o no litoral do Esp�rito Santo.

    Fonte: O Autor
 
Por:  Miguel Ribeiro Gomide    |      Imprimir