Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-06-2010

Avanços na Justiça pelos Animais
Espírito Santo pode ter delegacia e promotoria especializadas em proteção animal
Avanços na Justiça pelos Animais
Foto: http://affalaserio.files.wordpress.com/2009/03

A discussão de projetos de indicação do deputado estadual Dr. Hércules Silveira (PMDB) que sugerem a criação no Espírito Santo da Delegacia Especializada em Proteção Animal e da Promotoria Especializada em Direitos e Proteção Animal, reuniu na terça-feira, dia 25, o parlamentar capixaba, o delegado chefe da Polícia Civil do estado, Júlio César, o Procurador Geral de Justiça do Espírito Santo, Fernando Zardini, e representantes do IBAMA, CRMV-ES (Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo), AMAES (Associação dos Amigos dos Animais do Espírito Santo) e SOPAES (Sociedade Protetora dos Animais do Espírito Santo).

Simpático à matéria, o delegado Julio Cesar disse que, ndependentemente da tramitação da indicação de criação da delegacia especializada proposta, iria estudar a inclusão de suas atribuições no âmbito da Delegacia de Meio Ambiente, Proteção e a Defesa Animal. "Trata-se de uma medida menos burocrática e deverá ser posta em prática de forma rápida", disse. O delegado irá reunir-se com o assessor jurídico da SOPAES para estudar a matéria e colocá-la em vigor por meio de portaria a ser publicada no Diário Oficial do Estado.

Da mesma forma, a reunião com o Procurador Geral de Justiça, Fernando Zardini, teve o objetivo de entregar formalmente o projeto de indicação que cria a Promotoria Especializada em Direitos e Proteção Animal ao Ministério Público Capixaba, oportunidade em que as associações de proteção animal, IBAMA e Conselho Regional de Medicina Veterinária reforçaram a importância do pleito e a necessidade de sua implantação.

Ao se manifestar, o Procurador Geral de Justiça disse que o projeto é pertinente e vem em boa hora, na medida em que o MP/ES prepara um projeto de lei de reformulação administrativa que será enviada à ALES até o final do semestre e o pleito do deputado Dr. Hércules e das entidades, SOPAES, AMAES, IBAMA, CMRV-ES e voluntários colaboradores da causa poderá ser contemplado nessa reformulação.

Ao final da reunião, Zardini assinou a declaração DUBEA (Declaração Universal de Bem Estar Animal), reafirmando seu comprometimento com a causa de proteção animal, fato que será notícia nacionalmente, a exemplo do que já fez o vice-governador Ricardo Ferraço e o Procurador Geral do Estado, Rodrigo Rabello.

Por Maninho Pacheco

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  APA-MAR    |      Imprimir