Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-06-2010

África do Sul é principal destino de refugiados no mundo
Sede da Copa do Mundo de 2010 e uma das economias mais desenvolvidas do continente africano, a África do Sul transformou-se no destino preferido de refugiados de todo o planeta.
África do Sul é principal destino de refugiados no mundo
Foto: http://www.infoescola.com/files/2009/08/bandeira-afric


De acordo com dados divulgados hoje pelo Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), 222 mil novos pedidos de refúgio - de quase um milhão solicitados em 2009 - foram endereçados ao país africano.

Hoje, 15,2 milhões de pessoas estão refugiadas no mundo inteiro, sendo que 4.294 vivem no Brasil. Mais de 60% (64,95%) dos refugiados que vieram para o Brasil saíram do continente africano, especialmente de Angola (1.688) e de áreas de conflito como a República Democrática do Congo (420). De acordo com coordenador-geral do Comitê Nacional para Refugiados (CONARE), Renato Zerbini, o Brasil reúne características adequadas para receber refugiados pela pluralidade cultural e direito à livre expressão

- Aqui eles se sentem tranquilos em relação a sua raça, religião, grupo social, enfim, o que nos deixa muito felizes, porque é resultado da hospitalidade do povo brasileiro. Temos também uma enorme costa voltada à África, que ajuda a explicar esses números - avalia.

No Brasil, além dos africanos, o maior número de refugiados são do continente americano (959), seguidos de asiáticos e europeus. Apesar da guerra travada pelo governo colombiano contra as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farcs), o Brasil não é o principal destino das vítimas da guerrilha. Mesmo assim, a Colômbia fica em segundo lugar entre os países cujos cidadãos buscam abrigo por aqui (589).

O continente africano reúne 40% das pessoas que precisaram deixar seus lares por perseguição e supressão de direitos individuais, sem sair do país de origem, chamados de deslocados internos. No mundo, 43,3 milhões de pessoas estavam deslocadas de seus locais de origem por força de conflitos e perseguições, porém a maioria não goza da condição de refugiado. Trata-se da maior cifra desde a metade dos anos 90.


Para obter a condição de refugiado e gozar de plenos direitos no país de destino, o solicitante deve comprovar que sofre perseguição por motivos de ráça, religião, nacionalidade, grupo social ou opinião política no país de origem. O refugio também é estendido aos cidadãos que foram obrigados a deixar seu país por generalizada violação dos direitos humanos.

Outro dado revelado pelo "Relatório Tendências Globais 2009" indica o poder dos grandes frentes de combate ao terrorismo internacional para ampliar o número de refugiados do planeta, sem condições de retornar ao país de origem. Quase metade dos refugiados sob responsabilidade da ACNUR no mundo é de afegãos e iraquianos. Como os conflitos prosseguem desde 2001 e 2003, respectivamente, os refugiados não têm condições de retornar para casa. O resultado é que o número de refugiados repatriados voluntariamente para seus países de origem caiu ao nível mais baixo em 20 anos.

- Conflitos importantes, como no Afeganistão e no Iraque não mostram sinais de solução. Essa é uma nova característica dos tempos de hoje - explica o Alto Comissário da ONU para refugiados, Antônio Gutierrez.




Sede da Copa do Mundo de 2010 e uma das economias mais desenvolvidas do continente africano, a África do Sul transformou-se no destino preferido de refugiados de todo o planeta.
África do Sul é principal destino de refugiados no mundo

Fonte: O GLOBO
 
Por:  Joilton Cândido Vasconcelos    |      Imprimir