Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 17-06-2010

A VOLTA DOS PORTUGUESES
A� por 1860, portugueses desembarcavam de veleiros que se ancoravam periodicamente em Salvador e se embrenhavam pelos sert�es infindos do Brasil, na expectativa de que a Inquisi��o jamais os encontraria. Longa est�ria dissecada no livro Judeu Nuquim, de
A VOLTA DOS PORTUGUESES
Foto:

A� por 1860, portugueses desembarcavam de veleiros que se ancoravam periodicamente em Salvador e se embrenhavam pelos sert�es infindos do Brasil, na expectativa de que a Inquisi��o jamais os encontraria. Longa est�ria dissecada no livro Judeu Nuquim, de Oct�vio Mello Alvarenga, Editora Bloch.
Alguns desses portugueses her�icos tomaram o rumo do litoral capixaba. Um deles radicou-se em Monte Agh�. Chamava-se Manoel Feliciano. Seus descendentes, netos, bisnetos e trinetos - ou tataranetos - moram em Praia de Itaoca. Os tempos passaram e os portugueses est�o de volta ao Esp�rito Santo, atrav�s da holding EDP - Energias El�tricas de Portugal - sucessora da Escelsa - Esp�rito Santo Centrais El�tricas Sociedade An�nima.
Por aqui s�o diversas usinas geradoras de eletricidade, localizadas nos seguintes munic�pios: Baixo Guandu, Santa Leopoldina, Santa Maria do Jetib�, Cachoeiro de Itapemirim, Domingos Martins, Bom Jesus do Norte, Alegre, Mimoso do Sul, Barra de S�o Francisco e Iuna.
Os lagos das hidrel�tricas s�o locais interligados ao turismo ecol�gico. Na foto, a Usina Mascarenhas em Baixo Guandu, regi�o noroeste do Esp�rito Santo.
A EDP tamb�m funciona em outros estados brasileiros na condi��o de rede exclusiva de abastecimento de ve�culos el�tricos. Em Guarulhos - SP - o grupo portugu�s doou 15 bicicletas el�tricas � Guarda Municipal. Seria uma nova atra��o tur�stica em Marata�zes; tamb�m porque existem �reas planas prop�cias �s bykes el�tricas, certamente daqui a pouco apelidadas de baikel...

Mais detalhes: www.energiasdobrasil.com.br

Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Miguel Ribeiro Gomide    |      Imprimir