Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-06-2010

Sanções da ONU são "ilegais e inválidas," diz Irã
O Irã qualificou na sexta-feira de "ilegais e inválidas" as novas sanções adotadas pela ONU contra o país, e acusou os Estados Unidos de disseminarem as armas atômicas pelo mundo.
Sanções da ONU são
Foto: http://img208.imageshack.us/img208/5899/1228115834n9js


Numa declaração de tom desafiador, lida por um clérigo linha-dura nas preces de sexta-feira, o Conselho Nacional Supremo da Segurança Nacional do Irã disse que as sanções violam a Carta da ONU e deveriam ser revogadas.

"A entrada do Conselho de Segurança nas atividades nucleares pacíficas da República Islâmica do Irã é ilegal e inválida," disse a nota, divulgada pelo órgão que coordena questões de defesa e segurança.

O texto diz que a ONU "deve tomar rapidamente ações corretivas e corrigir seus erros passados."

O Conselho de Segurança aprovou neste mês uma quarta rodada de sanções contra o programa nuclear do Irã, envolvendo principalmente os setores bancário e de navegação. Os EUA e seus aliados suspeitam que o Irã esteja secretamente desenvolvendo armas atômicas, o que Teerã nega.

O Irã minimiza o impacto das sanções, mas analistas dizem que restrições adicionais a serem adotadas por EUA e União Europeia poderiam ter maiores consequências.

Em sua nova saraivada contra os EUA, o Irã culpou Washington por "usar, produzir e disseminar armas nucleares", e provocou os EUA por conta do derramamento de petróleo no golfo do México.

"Como pode um regime que não é capaz de conter um poço de petróleo ganhar a confiança do mundo para restringir seu arsenal nuclear, que é a maior ameaça para o mundo?," disse a comunicado.

Comandando as preces transmitidas por rede nacional de rádio às sextas-feiras, o aiatolá Ahmad Jannati disse que está tramitando no Parlamento um projeto que autoriza o Irã a reagir à altura contra tentativas de que seus navios sejam revistados, um dos itens previstos na resolução da ONU.

"Eles querem parar e inspecionar nossos navios e aviões, o que é uma verdadeira vergonha," disse ele. "O Parlamento fez bem. Os parlamentares disseram que iríamos retaliar e fazer o mesmo com os seus navios no golfo Pérsico e no mar de Omã."

A nota também diz que o Irã vai retaliar contra medidas que considerar injustificadas.

"A República Islâmica do Irã anuncia explicitamente que qualquer ação contra interesses legais e legítimos da nação iraniana irão em troca receber uma resposta jurídica e uma ação apropriada por parte do Irã."

Sanções definidas na quinta-feira por líderes europeus prevêem medidas contra o importante setor iraniano de gás e petróleo. Na véspera, o Departamento do Tesouro dos EUA impôs novas sanções ao país, e o Congresso norte-americano também está discutindo medidas adicionais.




Sanções da ONU são "ilegais e inválidas," diz Irã
O Irã qualificou na sexta-feira de "ilegais e inválidas" as novas sanções adotadas pela ONU contra o país, e acusou os Estados Unidos de disseminarem as armas atômicas pelo mundo.

Fonte: O GLOBO
 
Por:  Joilton Cândido Vasconcelos    |      Imprimir