Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-06-2010

RECÉM NASCIDO É ENCONTRADO EM CURRAL EM PRESIDENTE KENNEDY
O bebê foi encontrado dentro de um curral, depois de ser abandonado pela mãe. O caso está sendo investigado pelo Ministério Público de Presidente Kennedy
RECÉM NASCIDO É ENCONTRADO EM CURRAL EM PRESIDENTE KENNEDY
Foto:


Um bebê de dois dias aproximadamente de nascido, com 48 cm e 2.850kgm foi encontrado, embalado em uma simples manta, dentro do curral, interior da Fazenda Alegria, de proprietária Laurinda Costalonga Nicolle, próximo ao refrigerador de leite, no município de Presidente Kennedy, na noite de quarta-feira, por volta das 20h00.
De acordo com o comerciante Diogo Nicolle Fontana, neto da dona da Fazenda, quem resgatou o bebê, a doméstica Valdira Alves da Conceição, esposa do campeiro Jorge da Conceição, recebeu um telefonema restrito, com voz de homem que informava que havia um presente para ela dentro do curral. Com medo de ser golpe ou, um assalto ela ligou para Diogo pedindo que fosse acompanhá-la até o curral e ele imediatamente acionou a Polícia Militar (PM) para averiguar a situação. Assim que a PM se dirigiu ao curral, encontraram a criança chorando muito. Sem pensar duas vezes a conduziram ao Hospital Municipal Tancredo Neves, onde foi atendida e os procedimentos médicos foram tomados.
A técnica em enfermagem Larissa Calvi que fez a pesagem da criança disse que nada fora constatado de anormalidade, muito pelo contrário, o bebê além de perfeito, é lindo. Rapidamente a população tomou conhecimento e compareceu ao hospital com diversos presentes e doações. "Se eu fosse casada certamente adotaria essa criança e a batizaria com o nome de Vitória. É uma vitória encontrá-la viva dentro de um curral, saudável, naquela noite fria, ao relento, com tantos cães bravos ao redor", emocionou-se Larissa.
Na manhã de ontem (quinta-feira), o bebê foi levado para o posto Médico de Saúde onde foram realizados todos os exames, como vacinação e o teste do pezinho.
O comerciante emocionado disse que não entende porque o bebê foi abandonado no curral da propriedade de sua avó, mas acredita que, a mãe dessa criança, possa ser conhecida da esposa de seu campeiro. "Sendo ela muito caprichosa com seus filhos, creio que essa mãe não deve ter condições de criar o bebê e a escolheu para ser a mãe adotiva. Eu gostaria muito de poder adotar esse bebê que é a coisa mais linda do mundo e a chamaria de Maria Luiza", disse Diogo.


Conselho Tutelar guarda o recém nascido

Assim que o bebê foi conduzido ao hospital, a PM entrou em contato com o Conselho Tutelar do Município que compareceu ao local imediatamente adotando os procedimentos necessários.
De acordo com a conselheira tutelar Gilmara Leite dos Santos que acompanhou o caso ao lado de Maria Euvira Bahiense Neves tão logo chegou ao hospital passou a assegurar os direitos do recém nascido, o que não impediu que uma multidão de pessoas comparece ao hospital com presentes e roupas para pegarem. A criança está sob a tutela do Conselho Tutelar que resguardou os direitos e a proteção dela. "Encaminhamos o caso a Promotoria do Município que a partir de agora tomará as medidas cabíveis", informou Gilmara.
Segundo a assistente social Eloisa Monteiro cabe agora a justiça agir, pois em relação ao estado de saúde e proteção da criança já foi tomado os cuidados necessários. Dependemos de uma ação do MP que já está respaldado para tomar as medidas necessárias, que pode encaminhar a criança, a um abrigo, um albergue ou a uma casa de passagem. A assistência Social fará todo um levantamento nas proximidades para ver se localiza a mãe dessa criança", disse Heloisa.
A reportagem esteve no Ministério Público e falou com a promotora de Justiça Helaine da Silva Pimentel Pereira que disse apenas ter tomado conhecimento do fato e está juntamente com o Judiciário averiguando a situação para resguardar os direitos da criança adotando medidas cabíveis.

Polícia Civil de fora até então

Até as 11h12 minutos de ontem (quinta-feira) a Policia Civil do Município não tinha nenhuma informação de abandono de bebê em curral algum do município. Na Delegacia o investigador Xavier disse que achava estranha a situação, pois foi informado pela imprensa de que um recém nascido foi encontrado na noite anterior dentro de um curral. Se não receberam nenhuma ocorrência policia não tinha como investigar, nem tampouco instaurar inquérito. "Até agora (11h12) a PC não recebeu nenhuma ocorrência desse fato. Nenhum órgão nos informou de nada. Aqui todos ficam sabendo antes de nós. Estou aqui desde as 8h00 da manhã. Não deixa de ser um caso grave, um bebê recém nascido encontrado dentro de um curral. Se houve alguma falha que o Ministério público apure. Não há o que investigar, já que não há boletim algum", disse Xavier.

Todos querem o bebê...

Nos corredores do hospital não havia uma pessoa que não desejasse levar o bebê para Casa. A dona de casa Neuza Alves Barboza Candido, 48 anos nem só queria o bebê como já escolheu o nome. "Vitória! Vencer o frio e permanecer viva já é uma vitória", disse.
O caso do bebê do curral emocionou a todos e até os adolescentes o queriam. A estudante Maria Cely Bahiense Cabral 12 anos disse que se fosse ela a mãe, jamais abandonaria a criança, mesmo sendo uma adolescente. "Eu acho que essa mãe não é um ser humano. Ninguém teria coragem de fazer isso, só se fosse uma pessoa bem ruim mesmo. Nem um bicho. Quando você ver um bicho cuidando de um filho é um carinho enorme. Se eu pudesse adotar esse bebê eu faria de tudo para que fosse um alguém na vida", comentou a estudante.



estudante adotaria



Gilmara conselheira tutelar



Neuza adotaria a criança



Xavier Policia Civil



Diogo dono da fazenda




Por Luciana Maximo

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir