Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-06-2010

Em Itapemirim o homem do campo é valorizado.
O Município de Itapemirim proporciona aos agricultores menor custo no preparo do solo para o cultivo, através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF
Em Itapemirim o homem do campo é valorizado.
Foto: Aline Silva


"O valor cobrado pelo PRONAF é menos de um terço do valor praticado no mercado. Temos como referência no setor privado a grade aradora que custa R$ 70,00 o aluguel por hora, pelo nosso programa, que é público, e custo é de R$ 22,11 a hora", enfatizou Flávio Sérgio, Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.
Hoje o Município possui uma frota com sete tratores (cinco com tração 4/4 e dois simples); três retro-escavadeiras, que auxiliam na limpeza de poços, aberturas de valas e demais serviços da área rural; caminhões que fazem o transporte de produtos da agricultura familiar; e, caminhões-caçambas para o transporte de calcários e outros. Além desses equipamentos, que ajudam o produtor na atividade de sua produção agrícola, o Município possui alguns implementos, são eles: quatro grades, quatro arados, dois sugadores, uma grade niveladora, duas ensiladeiras, uma coletora de forragens e duas carretas agrícolas.
Esses equipamentos atendem mensalmente cerca de 50 produtores. Os interessados em solicitar os serviços devem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente – SEMDERMA, localizada na Rua Bernardino Monteiro, 185 - Centro – Itapemirim. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 07 as 11 e de 12 as16 horas.
Além dos maquinários, a administração municipal disponibiliza gratuitamente aos produtores da agricultura familiar de Itapemirim um ônibus para transportá-los com segurança e conforto às feiras municipais da região, mantendo a qualidade dos produtos a serem comercializados.
"Estamos cumprindo uma determinação da prefeita, Norma Ayub Alves, apoiando o homem do campo e proporcionando melhores condições de vida as famílias rurais com o aumento de produção e renda," enfatizou, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Ary Moreira.


Saiba mais:
O que é o PRONAF ?
O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF é um programa do Governo Federal criado em 1995, com o intuito de atender de forma diferenciada os mini e pequenos produtores rurais que desenvolvem suas atividades mediante emprego direto de sua força de trabalho e de sua família.
Qual o objetivo ?
Tem como objetivo o fortalecimento das atividades desenvolvidas pelo produtor familiar, de forma a integrá-lo à cadeia de agronegócios, proporcionando-lhe aumento de renda e agregando valor ao produto e à propriedade, mediante a modernização do sistema produtivo, valorização do produtor rural e a profissionalização dos produtores familiares.
Fonte: http://www.ceplac.gov.br/radar/Artigos/artigo26.htm





























    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim    |      Imprimir