Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 24-06-2010

LEISHMANIOSE CANINA
Senhores Propriet�rios, venho atrav�s desta informar e alertar sobre a Leishmaniose canina, que vem crescendo com muita velocidade e muita intensidade, e sendo ignorada por muitos.
LEISHMANIOSE CANINA
Foto: www.treslagoas.ms.gov.br/.../fotos/capa/1832.jpg


A Leishmaniose Canina � uma doen�a considerada zoon�tica, ou seja, uma doen�a que � transmitida do animal para o homem, e que � fatal na maioria dos casos.
A transmiss�o s� ocorre pela picada do mosquito, "o mosquito palha", que t�m que picar um animal (um cachorro) contaminado e picar um homem para que este seja portador da doen�a. Geralmente os animais positivos apresentam problemas cut�neos (na pele) que nunca curam, sendo mais comum em regi�o de focinho e das orelhas. Outra forma mais grave da doen�a � a forma visceral, onde o f�gado do animal � comprometido levando ao aumento de tamanho abdominal e muito desconforto. Os animais podem ser assintom�ticos, ou seja, sem sintomas nenhum e serem portadores dessa terr�vel doen�a. Nossos estados vizinhos, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro, lutam contra essa doen�a h� muito tempo, e ela j� esta presente no Esp�rito Santo.
N�o vamos deixar a Leishmaniose chegar at� as nossas casas, vamos nos preocupar com isso antes que se torne um grande problema, porque o �nico meio "tratar" um animal positivo � a EUTAN�SIA. A leishmaniose tem preven��o, mas para isso � necess�rio fazer o exame para constatar que seu animal � realmente negativo para a doen�a, ai faz-se a vacina��o, sendo realmente o �nico meio de prevenir que seu animal seja sacrificado.
Gostaria tamb�m de lembrar a responsabilidade de ter um animal positivo em casa e n�o tomar uma medida de seguran�a. A Leishmaniose � uma doen�a de sa�de p�blica, voc� pode ser o respons�vel pela morte de seus entes queridos e de seus visinhos.

Estou � disposi��o para as duvidas no Espa�o Pet (28-35321052)

Obrigada,
Carolina Michalsky Campinhos
M�d. Veterin�ria. P�s Graduada em Cl�nica
Cirurgia de Pequenos Animais.


Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Carolina Michalsky Campinhos    |      Imprimir