Categoria Meio ambiente  Noticia Atualizada em 26-06-2010

RAÇA HUMANA UM X MEIO-AMBIENTE ZERO
Esse jogo é antigo e a raça humana vai sempre ganhando.
RAÇA HUMANA UM  X  MEIO-AMBIENTE ZERO
Foto: Ivisi Soares

Esse jogo é antigo e a raça humana vai sempre ganhando.
Ao caminhar pela orla entre a Praia da Barra e a Praia da Cruz observei de forma visível e gritante como é importante e urgente a preservação e a reconstituição da vegetação de restinga. Resolvi então fotografar e fazer um artigo didático, mostrando que onde a vegetação foi devastada, a água invade a rua trazendo consigo areia e lixo, o que não acontece onde a vegetação, mesmo rala e pouca, ainda existe e resiste.

Vale lembrar que o mesmo acontece em relação aos fortes ventos nordestes, que carrega montanhas de areia para a avenida.

Mas o pior ainda estava por vir.

Uma área recém devastada, ocupada por banquinhos de buteco, descortinou-se a minha frente em plena praia da cruz, importante ponto turístico da nossa Marataízes.

A vegetação foi arrancada, varrida e amontoada próxima a uma lixeira e ateado fogo.

É a raça humana destruindo o pouco, mas muito pouco que nos resta. Faço um apelo ao departamento de meio ambiente da Prefeitura Municipal de Marataízes, bem como ao Ministério Público Municipal (curador do meio ambiente) que intervenham de forma a coibir definitivamente esses abusos. Nosso município não pode sobreviver de turismo com um meio
ambiente depredado. A população precisa entender que não pode usar a área da praia como se fosse uma parte do seu quintal ou sua propriedade particular.




















    Fonte: A Autora
 
Por:  Ivilisi Soares Azevedo    |      Imprimir