Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 29-06-2010

PEQUENAS CRESCEM E JÁ OPERAM UM EM CADA CINCO VOOS NO MERCADO BRASILEIRO
Em um ano, Avianca, Azul, Trip, Webjet e outras elevaram de 13% para 19% sua parcela
PEQUENAS CRESCEM E JÁ OPERAM UM EM CADA CINCO VOOS NO MERCADO BRASILEIRO

Procura dos passageiros cresceu até 181% na Azul, Passaredo, Trip e Webjet
A TAM e a Gol/Varig mantêm a liderança do mercado aéreo nacional, mas as pequenas continuaram a aumentar sua participação em maio. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) mostra que Avianca (ex-Ocean Air), Azul, Passaredo, Trip e Webjet e outras já respondem por quase 19% do total de voos no país - ou um em cada cinco.

Há um ano, a participação das pequenas no número de voos domésticos era de 13%. Em maio de 2007, menos de um em cada dez (9,5%) eram delas.

As duas primeiras do mercado ainda detêm quatro em cada cinco voos, mas vêm reduzindo sua participação, o que mostra um avanço da concorrência. A TAM, por exemplo, viu sua fatia nos voos domésticos cair de 44,9%, em maio do ano passado, para 40,8%. A Gol/Varig foi de 42% para 40,1% no quinto mês deste ano.

Entre as rotas para o mercado externo, TAM e Gol/Varig operam quase todos (99,8%), com a primeira respondendo por mais de oito em cada dez.

Os números registrados na ANAC mostram que, de janeiro a maio deste ano, os índices de crescimento na demanda de passageiros foram mais altos na Azul (181% comparado ao mesmo período de 2009), seguida pela Passaredo (155%), Trip (109%) e Webjet (106%).

Os dados desconsideram a Puma Air, já que a companhia somente iniciou operações com aeronaves maiores em abril de 2010.

Com a expansão da demanda de quase todas as companhias nacionais, nos cinco primeiros meses do ano o mercado doméstico já acumula crescimento de 29,9% e o internacional, operado pelas brasileiras, de 11,7%.

Já é tempo de se aproveitar o Aeroporto de Cachoeiro de Itapemirim-ES para uma linha aérea regional que possa contribuir para o desenvolvimento do turismo no sul do estado e também à infraestrutura petrolífera que será instalada em Marataízes.

    Fonte: O Autor
 
Por:  Miguel Ribeiro Gomide    |      Imprimir