Categoria Politica  Noticia Atualizada em 30-06-2010

Garotinho obt�m liminar no TSE para concorrer a governo do Rio
RIO DE JANEIRO (Reuters) - O ministro Marcelo Ribeiro, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), concedeu liminar no fim da noite da ter�a-feira que suspende a decis�o do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) que tornou o ex-governador do
Garotinho obt�m liminar no TSE para concorrer a governo do Rio
Foto: josecarlosaleluia.com.br


Garotinho havia sido condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro por abuso do poder econ�mico e uso indevido dos meios de comunica��o. A condena��o foi dada no m�s passado e ratificada na �ltima segunda -feira.

Garotinho vai concorrer as elei��es estaduais desse ano pelo PR.

Anthony Garotinho sustentou no recurso encaminhado ao TSE que o suposto abuso do poder econ�mico e o uso indevido dos meios de comunica��o, foram em decorr�ncia de entrevista que ele, como radialista, fez com sua esposa Rosinha Garotinho quando ela anunciou sua inten��o de disputar as elei��es para a prefeitura de Campos dos Goytacazes (RJ).

Ele informou no recurso que a entrevista ocorreu antes do per�odo eleitoral, no dia 14 de junho de 2008, e n�o teve potencialidade para desequilibrar as elei��es daquele ano.

Segundo o ministro Marcelo Ribeiro, "para a imposi��o da grav�ssima san��o de inelegibilidade, deve-se analisar a potencialidade em rela��o a cada ato praticado por aqueles que contribu�ram para o il�cito".

"Quando se trata de apenar aquele que, n�o sendo candidato, praticou o ato que contribuiu para o abuso, apenas os atos efetivamente por ele levados a efeito poder�o ser considerados", destacou.

A liminar concedida a Garotinho pelo ministro do TSE vale at� o julgamento final do recurso do ex-governador. A conven��o estadual do PR para formalizar a candidatura de Garotinho acontece nesta quarta-feira.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)

Fonte: O Globo
 
Por:  Joilton Cândido Vasconcelos    |      Imprimir