Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 01-07-2010

Resposta a denúncia caluniosa da vereadora Ana Lúcia Moreira
RESPOSTA A DENÚNCIA CALUNIOSA DA VEREADORA DE ITAPEMIRIM. ANA LÚCIA DA PENHA MOREIRA
Resposta a denúncia caluniosa da vereadora Ana Lúcia Moreira
Direito de Resposta

Recentemente, alguns meios de comunicação publicaram uma mentirosa denúncia da vereadora de Itapemirim, Ana Lúcia da Penha Moreira, que em sessão ordinária na Câmara Municipal, no dia nove de junho, declarou que a realidade encontrada no interior do Município é de "mulheres que se deslocam por quilômetros para cuidarem da saúde e não encontram atendimento".

Segundo a vereadora, "a enfermeira responsável pelo posto de saúde da localidade de Retiro, que atende todas as comunidades do Distrito de Grande Piabanha, não pode comparecer em determinada ocasião por falta de condução, deixando dezenas de pessoas sem atendimento".

Indignada com tamanha mentira, a Prefeita Municipal de Itapemirim Norma Ayub Alves, representada pela Secretária de Saúde Fabiana Pereira Donato, responde enfaticamente a falsa denúncia informando que a enfermeira e o médico responsáveis pela Unidade de Saúde de Retiro solicitaram um carro para levá-los, em função da dificuldade de acesso ao local.

Por tal circunstância e em benefício da população, a Secretaria de Saúde veio disponibilizando um carro para transportá-los, apesar da não obrigatoriedade, uma vez que os servidores têm direito a vale-transporte. Os carros da Secretaria de Saúde são para transporte sanitário e a municipalidade apenas tem colaborado com o transporte dos profissionais da referida Unidade de Saúde.

O que verdadeiramente aconteceu foi que em apenas um dia, a enfermeira iniciou suas atividades de trabalho a partir das 9 horas, mas permaneceu na Unidade de Saúde até o final do expediente, às 16 horas.

A Secretária de Saúde ressalta que a vereadora Ana Lúcia da Penha Moreira não compareceu a audiência pública de saúde realizada na última terça-feira, dia 29 de junho, às 18h30min, no auditório do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS. Na oportunidade, a Secretaria realizou a prestação de contas de toda a destinação do transporte sanitário do Município, no ano de 2009.

É praxe da Secretaria de Saúde convidar membros da Câmara Municipal para as audiências públicas, o que foi feito através de Ofício n° 090/2010, protocolado no dia 21 de junho de 2010, e a dita vereadora, se tivesse reclamações a fazer junto ao Conselho Municipal de Saúde, a audiência seria uma boa oportunidade, mas a vereadora não compareceu.

E mais, a Exmª sra. Vereadora se diz muito preocupada com a saúde em Itapemirim mas não divulga que, por não ter tratamento privilegiado na marcação de consultas e exames pela Secretaria Municipal de Saúde. A vereadora já solicitou, inclusive ao Deputado Ferraço a exoneração da servidora Silvândira Moreira da Penha. A solicitação foi negada, pois a servidora realiza sua função com ética e imparcialidade, sem olhar a quem. Não realizamos assistencialismo, Excelência.

Para encerrar, digo mais, a senhora solicitou doação de cestas básicas para famílias que não necessitam desse beneficio. O fato foi comprovado por equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social que visitaram as casas.

Devido aos critérios rigorosos adotados para a distribuição das mesmas, seu trabalho eleitoreiro e assistencialista caiu por terra. Por isso sua revolta e suas palavras vãs.

Encerro afirmando que trabalhamos sob a filosofia da verdade, da dignidade e não do toma lá dá cá. O povo de Itapemirim sabe disto.


    Fonte: Assessoria de Comunicação da PMI
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim    |      Imprimir