Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 02-07-2010

Felipe Melo deveria ter vergonha do que fez, diz técnico holandês
Para holandeses, conversa no vestiário foi determinante para virada sobre o Brasil nas quartas
Felipe Melo deveria ter vergonha do que fez, diz técnico holandês
Foto: Estadão

PORT ELIZABETH - Felipe Melo deveria ter "vergonha do que fez e vergonha pelo futebol brasileiro". O recado é do técnico da Holanda, Bert Van Marwijk, que criticou a atitude do Brasil em campo. Van Marwijk agora deixa claro: seu time vai lutar para conquistar sua primeira Copa do Mundo. No intervalo, foi a bronca dada pelo treinador à equipe que mexeu com os brios dos jogadores e garantiu a virada."O vestiário mudou o jogo", admitiu Wesley Sneijder.

Após a vitória desta sexta, a comissão técnica da Holanda e seus jogadores não economizaram nas ironias com a seleção de Dunga e seus jogadores. "O Brasil, depois do primeiro gol, achou que tinha a partida na mão e jogou com arrogância", disse Frank de Boer, assistente técnico da Holanda. "O Brasil não foi o Brasil", disse o capitão Van Bronckhorst.

O treinador foi enfático ao insistir que não mandou seu time provocar o Brasil. "Nós estávamos sempre tranquilos. Quem nos provocou sem parar foi o Brasil", disse Van Mawijk. Para ele, a entrada de Felipe Melo sobre Robben foi uma demonstração da atitude do Brasil em campo.

Essa é a primeira vitória da Holanda contra o Brasil em Copas em 36 anos. Em 1974, Cruyff tirou o Brasil do Mundial da Alemanha. Ontem, tanto o treinador como seus jogadores admitiram que a vitória sobre o Brasil era o incentivo extra que faltava para a conquista do primeiro título mundial pela Holanda.

"Queremos ser campeões e essa vitória nos motiva muito para isso", afirmou o meia De Jong. "Desde que assumi o time, minha idéia era passar confiança à seleção. Minha mensagem era que os jogadores deveriam acreditar em suas capacidades e mostraram isso", disse o técnico. "Pode ser que acharam que eu era arrongante. Mas quando assumi, eu disse que não iria para a Copa apenas para participar. Iria
para ganhar e é isso que estamos fazendo", assegurou o treinador holandês.

BRONCA. O treinador foi tido como um dos principais responsáveis pela vitória. Van Marwijk estava esperando seus jogadores no vestiário quando primeiro tempo acabou e a Holanda era dominada pelo Brasil. Ao ver todos entrando, perguntou: "vocês querem sair agora ou vão ser humilhados nos próximos 45 minutos também?". Nos 15 minutos de intervalo, convenceu o time de que poderiam sair com a vitória.

"Ganhamos por nossa força mental", disse Robben, um dos destaques do jogo. "O que pedi para nossos jogadores é que atuassem da forma que sabem e não pensar quem era o adversário", explicou o técnico. O que ele queria passar era a mensagem de que a camisa da seleção brasileira não deveria pesar.

Sneijder, o homem do jogo, admitiu que foi o vestiário no intervalo que garantiu a virada. "Tudo mudou depois da conversa que tivemos no vestiário. Dissemos: "nós podemos vencer, nós podemos vencer", contou o meia. "Voltamos para o segundo tempo dizendo que daríamos tudo e passamos a pressionar", disse. "Poderíamos ter perdido o jogo nos 15 primeiros minutos. Mas nossa força mental superou tudo", afirmou.

Fonte: Estadão
 
Por:  Joilton Cândido Vasconcelos    |      Imprimir