Categoria Politica  Noticia Atualizada em 05-07-2010

Serra abre campanha em Curitiba reafirmando o Bolsa Família
Nesta terça-feira (6), primeiro dia de campanha eleitoral oficial, um grupo de tucanos ligados à assistência social vai entregar ao ex-governador José Serra, candidato do PSDB e aliados à presidência da Rapública, uma carta em que reivindica para o partid
Serra abre campanha em Curitiba reafirmando o Bolsa Família
Foto: http://olhojandirense.files.wordpress.com/2008/12/jose


No documento a ser entregue ao candidato em Curitiba, e já disponível no site de Serra, seus apoiadores pedem a ele que, caso eleito, transforme o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - caracterizado como "barriga de aluguel do Bolsa Família" - no Ministério da Assistência Social e que garanta a manutenção e ampliação do programa de transferência de renda.
"O reconhecimento público da Assistência Social, enquanto política pública não contributiva, integrante do chamado tripé da Seguridade Social, inscrita nos artigos 203 e 204 da Constituição, é uma conquista histórica de todos nós, gestores públicos, agentes políticos e demais atores da sociedade civil, afirma a carta. "É preciso fazer um recorte temporal e localizar o nascedouro dos programas, projetos e serviços socioassistenciais de nosso País para dizer que: "o Brasil pode mais na Assistência Social, com Serra presidente".
Assim como gibis do PSDB distribuídos em regiões do Nordeste, a carta apresenta programas sociais oriundos da gestão FHC, os quais, segundo os tucanos, foram a base para a criação do Bolsa Família. O documento teria a intenção de neutralizar as afirmações, feitas por petistas, de que Serra acabaria com o Bolsa Família, carro-chefe do governo Lula e plataforma eleitoral da candidata Dilma Rousseff.
Segundo a carta, o PSDB tem "história na assistência social desse País, para não dizer que o carro-chefe dos programas sociais do presente governo, o Bolsa Família, preexistia no Governo Fernando Henrique, como Bolsa Escola, Vale Gás e Proteção Alimentar dispensado pela Saúde".
O documento pede que Serra assuma o compromisso de não acabar com o Bolsa Família (o candidato tucano tem reiterado que não tem o intuito de acabar com o programa). O ex-governador paulista promete ampliar o alcance do programa e vinculá-lo a programas de capacitação profissional. "Garantindo a sua ampliação (do Bolsa Família), qualificação, com foco na autonomia e dignidade humana dos beneficiários", diz o documento.
A carta será entregue a Serra em Curitiba (PR), onde o tucano programou diversos atos no primeiro dia da campanha oficial. É a segunda vez que o candidato vai ao Estado em menos de uma semana. Seus apoiadores locais especulam que o intuito de Serra é reafirmar presença no Paraná, principalmente depois de fechado um palanque forte para sua adversária petista, com Osmar Dias, do PDT, na cabeça de chapa. O pedetista era cortejado pelo PSDB para ocupar uma vaga ao Senado na chapa do ex-prefeito de Curitiba Beto Richa.
O itinerário tucano começa às 12h com uma caminhada pela Rua XV, região central de Curitiba. Em seguida, Serra deve visitar programas e obras sociais e concluir sua agenda no Paraná Clube, onde vai receber um documento com propostas para o Plano de Governo que está sendo sistematizado por Xico Graziano, secretário do Meio Ambiente de São Paulo e coordenador de campanha de Serra.




Serra abre campanha em Curitiba reafirmando o Bolsa Família
Nesta terça-feira (6), primeiro dia de campanha eleitoral oficial, um grupo de tucanos ligados à assistência social vai entregar ao ex-governador José Serra, candidato do PSDB e aliados à presidência da Rapública, uma carta em que reivindica para o partido a autoria do Bolsa Família e outras políticas públicas sociais.

Fonte: Terra
 
Por:  Joilton Cândido Vasconcelos    |      Imprimir