Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 06-07-2010

Prêmio e dinheiro no bolso
A moto entregue pela Rede Tribuna ao Ypiranga vai ser rifada e parte da grana será dividida entre os jogadores campeões
Prêmio e dinheiro no bolso
Foto: ADRIANO HORTA/AT

A moto Suzuki Intruder zero quilômetro entregue pela Rede Tribuna de Comunicação ao Ypiranga, bicampeão da Copa Sul, na tarde de sábado, vai ser rifada e metade do dinheiro arrecadado será distribuída entre os jogadores.

A notícia foi dada ontem pelo presidente do clube, Elizeu Machado Estevão, para cumprir promessa feita aos atletas do clube ainda no vestiário do estádio Waldo Ribeiro Pessanha, antes da vitória do Tubarão da Barra contra o Armando Zanata. O prêmio, avaliado em R$ 5,5 mil, foi entregue ao clube pelo supervisor comercial da Sucursal Sul da Rede Tribuna, Marcos Leão Bicalho, e pelo presidente da Liga de Desporto Capixaba (LDC), organizadora da competição, Márcio Laporte. A Copa Sul contou com o patrocínio da Secretaria de Estado de Esportes.

O Ypiranga é o único bicampeão da competição, vencendo dois anos seguidos, 2009 e 2010. Animado, o presidente do clube bicampeão acredita que o Tubarão da Barra retorne à Copa Sul em 2011 para lutar pelo tricampeonato da competição.

Só que até lá poderá haver mudanças no clube, já que em maio haverá eleição da nova diretoria. "Não temos como deixar de voltar no ano que vem. Somos campeões e precisamos defender o título", disse Estevão. Em 2008, a taça de campeão ficou com o Central de Guarapari.

No ano anterior, quem se deu melhor foi o Mimosense. Em 2006, o título ficou com Afonso Cláudio, que, segundo Laporte, deverá retornar em 2011. Ele também anunciou outros
clubes para o ano que vem, como o Rio Branco de Venda Nova, o América de Marechal Floriano e o Campinho de DomingosMartins.

A expectativa da Liga é a participação de 12 equipes. "A competição foi muito positiva
e conseguimos atingir nosso objetivo, que é revitalizar o futebol capixaba, principalmente no interior. Tudo isso, graças ao apoio da Rede Tribuna", ressaltou.

Quanto ao Armando Zanata, que recebeu o apelido de Curió, a equipe começou desacreditada na competição, porém fez bonito em campo e por pouco não leva a taça.
Quem recebeu o troféu de vicecampeão foi o presidente do clube, Armando Zanata.

Dez vezes Marquinhos
Muito feliz com a vitória na Copa Sul, o recordista de títulos no futebol capixaba, Marco Aurélio Nunes, o Marquinhos, comemorou com muita festa seu 10º troféu de campeão, desta vez como técnico do Ypiranga.

No Campeonato Capixaba, Marquinhos levou a taça em 1994, pela Desportiva. Já pelo Linhares, venceu em 1995, 1997 e 1998. Nos anos de 2001 e 2002, ganhou pelo
Alegrense, e em 2003, 2004 e 2005, pelo Serra. "É um importante título em minha carreira. Devo isso à equipe, que fez um belíssimo campeonato", disse.

O treinador ressaltou que aguarda pelo título desde 2006, quando pendurou as chuteiras. "Batalhei muito até agora para conseguir o título como técnico. Estou me sentido realizado", comemorou. Em 2008, quando foi o comandante do Mimosense, o título lhe
escapou por pouco. O time deMimoso do Sul ganhou do Central de Guarapari por 3 a 2 na finalíssima, porém não conseguiu vencer a competição devido à desvantagem no saldo de gols.

TORCIDA
A torcida do Ypiranga foi apontada como a mais animada da competição. Desde o início da Copa Sul, os fanáticos torcedores lotaram as arquibancadas apoiando com muito ritmo o clube.

"Nosso time foi guerreiro. Lutou o tempo todo e merecia ganhar. E acredito que demos nossa contribuição à equipe das arquibancadas", afirmou Marcos Silva Machado, 40 anos, torcedor do Tubarão da Barra.

Tubarão da Barra é o papa troféus dos gramados

Além do bicampeonato da Copa Sul, o Tubarão da Barra contou com os principais destaques da competição, como o goleiro menos vazado, Denis, que quando não usa as mãos para impedir a bola de balançar na rede, conta com um pouco de sorte.

Um exemplo ocorreu no jogo da final, sábado à tarde. Ao apagar das luzes, quando o relógio marcava 46 minutos do segundo tempo, Cajá, do Armando Zanata, arriscou um chute de fora da área que acertou em cheio o travessão superior. Se a bola tivesse balançado a rede, a disputa seguiria para os pênaltis.

Quem também se sobressaiu foi o atacante Dedé, artilheiro da competição com sete gols O Ypiranga emplacou ainda o nome de Patrick, como jogador destaque do campeonato. Mas quem mais se destacou na final foi o meio-campo Pacholinha, que participou dos principais lances e lavou a alma ao fazer o gol que deu a vitória do Tubarão da Barra sobre o Zanata. O meia disse que estava se sentindo triste desde o jogo de ida, no estádio Joca Soares, quando perdeu um pênalti.


Odvan brilha na decisão

A grande atração da finalíssima entre Ypiranga e Armando Zanata foi o ex-jogador do Vasco e da Seleção Brasileira, Odvan, cuja participação na Copa Sul foi mantida em segredo até a última hora pela diretoria do Curió.

O craque chamou a atenção principalmente dos vascaínos que foram ao estádio. "Você está de parabéns, foi muito bom te ver aqui", gritou um torcedor durante a entrevista. Odvan atuou pelo Vasco por cinco anos. Presente do início ao fim da partida, Odvan participou de vários lances e por pouco não acertou uma forte cabeçada no final do jogo. "É uma pena nosso time não ter vencido, mas valeu pela festa e por ter revisto alguns amigos", disse Odvan.

O craque, que atuou na Seleção na época de Vanderlei Luxemburgo, quando o Brasil foi campeão da Copa América e da Copa das Confederações, disse que gostou de retornar ao Espírito Santo, estado que aprendeu a gostar desde quando atuava pelo Vasco. "Todas as vezes que viemos aqui fomos muito bem recebido pelo povo capixaba. Fiz amizades e me sinto bem aqui", contou.


    Fonte: Jornal A Tribuna
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir