Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-07-2010

PRAIA DE ITAOCA
O �LTIMO DOS COROADOS
PRAIA DE ITAOCA
Foto: www.maratimba.com

Em 1907, Afonso Pena, ent�o presidente da Rep�blica, j� pensava em um porto no Esp�rito Santo a fim de escoar produtos mineiros.
Esparsos toldos de �ndios localizados nos dois estados afastavam receosos t�cnicos estrangeiros e governos de outros pa�ses interessados em sua constru��o.
Afonso Pena convocou o major Rondon, pedindo-lhe uma solu��o para o problema ind�gena naquela �rea interestadual.
Nessa �poca, a maioria daqueles �ndios j� estava aculturada. Os que se mantinham em situa��o tribal, o futuro Marechal Rondon levou para a margem esquerda do Rio Doce.
Os �ndios de Minas e Esp�rito Santo pertencem ao grupo J�: caingangues em S�o Paulo, Paran�, Santa Catarina e puris Coroados no Esp�rito Santo.
Em 1907, o �ndio Manoel Fernandes da Rocha apelidado de Manoel Gra�a, estava com um ano de idade, vivendo com seus pais onde nasceu, em Lagoa Funda, distrito de Marata�zes.
Depois transferiram-se para a col�nia de pescadores em Praia de Itaoca. Ali o �ndio Manoel cresceu,trabalhou, casou e criou sua fam�lia. Fui encontr�-lo cantarolando na praia. Concordou em ser fotografado. Elogiava mais o Get�lio Vargas do que seus pr�prios caciques. Pronunciava com muita facilidade, as palavras Itaoca, Itaipava, Marata�, Pi�ma, Itapemirim, Muqui,Iriri, Ubu, Marap�, Ibira�u, tapioca, tipiti...
Faleceu quase centen�rio, sem saber que era o �ltimo dos Coroados na regi�o sul do Esp�rito Santo onde at� recentemente se confeccionava o tipiti vendido na feira livre de Itapemirim. Ser� que a�nda existe algu�m que o tece? Avise ao site, por favor. A cultura aut�ctone merece mais aten��o da pr�pria comunidade e dos poderes constituidos.


�ndia Coroado espremendo mandioca no tipiti



O �ndio Manoel




Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Miguel Ribeiro Gomide    |      Imprimir