Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 08-07-2010

KENNEDY E AS PALMAS DE OURO
Fiquei muito curiosa quando soube da not�cia que a Secret�ria de Educa��o de Presidente Kennedy recebeu o pr�mio Palmas de Ouro e confesso� feliz. Por que tal curiosidade me abateu assim? H� de se perguntar a maioria que conhece esta pseudo-cronista, como
KENNEDY E AS PALMAS DE OURO
Foto: www.maratimba.com



Apenas para informar nas duas �ltimas escolas que atuei no ano passado promovemos diversos projetos, um deles se tornou pilar na Secretaria Municipal de Educa��o de Cachoeiro de Itapemirim: I Mostra de Cr�nicas: Retratos do Cotidiano, culminando com a presen�a de 18 escritores na Escola Professor "Pedro Estellita Herkenhoff". Para tamanha satisfa��o este nobre educand�rio ocupou o primeiro lugar no Estado do Esp�rito Santo na Prova Brasil de 2008 � para orgulho do time de gestores que vestiu a camisa e mostrou o que � ensinar e para que.
N�o � para abordar sobre a atua��o dessa humilde professora de apenas 1,50m que estou a redigir este rascunho, � para questionar, o Pr�mio recebido em Kennedy, uma vez que este munic�pio � meu por origem, nasci, cresci e deixei e, certamente terei removido e enterrado meu cad�ver naquele ch�o. Mas voltei. Voltei para l� com exclusivo compromisso de levar um pouco do que adquiri aqui na Capital Secreta do Mundo, em se tratando de conhecimento. J� temos o que mostrar e em breve promoveremos um dia especial dedicado � cultura. Nossos alunos � nosso foco. Vamos promov�-los ao devido lugar, o p�dio do sucesso.
Curiosa como sou, pesquisei na Internet o que � o Pr�mio Palmas de Ouro e em quase todas as defini��es vi que se refere ao cinema - como explica a defini��o do Google:
"A Palma de Ouro (em franc�s Palme d"Or; em occitano Palma d"Aur) � o pr�mio de maior prest�gio do Festival de Cinema de Cannes, entregue desde o ano de 1955 ao filme vencedor do Festival. A escolha anual � feita por um j�ri composto de profissionais internacionais ligados ao cinema..."
Informa��es extra-oficiais d�o conta de que o munic�pio infelizmente n�o anda bem das pernas em se tratando de resultados positivos em �ndice de aprova��o, Kennedy. Basta olhar o percentual de reprova��o da EPG de Jaqueira "Bery Barreto de Ara�jo" no ano de 2008, e 2009 tamb�m ficou abaixo 3.4. Em 2008 o percentual de reprova��o chegou a 60%. Ufa! � de d� medo.
De quem � a culpa? Culpemo-nos coo-respons�veis por essa fat�dica tela horrorosa na parede pintada da falta de respeito com o filho do outro. Infelizmente, os �ndices negativos explodem na nossa realidade, nossa escola a EEEFM "Presidente Kennedy", carimbou 2.5 �ltimo lugar no ES e o pior, ningu�m quer assumir a responsabilidade. S� pe�o que n�o atirem de fuzil no diretor atual que pegou uma bomba preste a eclodir, quero dizer, j� havia estourado, ele veio para apaziguar.
Reverter como? Atuando no time de agora e com a bola no p� elaboramos e estamos implantando com urg�ncia um Plano de Interven��o � queremos adeptos.
Por que Palmas de Ouro? Nossa Educa��o merece muitas palmas, n�o de ouro, de APROVA��O.
Tem dinheiro, muito dinheiro - o munic�pio, as escolas est�o equipadas, os professores t�m at� not book e papeis podem at� voar de tanta fartura. A merenda � a melhor, acho que at� caviar, e isso n�o se contesta, se virmos o quanto foi dispensado somente para o segundo trimestre para compra da alimenta��o, uma quantia em torno de um milh�o de reais. Existem projetos sim, e muita vontade de mudar o quadro, mas � preciso compromisso de quem faz educa��o.
Palmas de Ouro � um pr�mio que n�o se sabe que crit�rios foram utilizados para t�o nobre classifica��o. N�o queremos futuros jovens reprovados na vida e no sucesso, queremos palmas para eles na sociedade e para isso, temos de ter profissionais comprometidos com o destino do outro. Vamos bater palmas a nossa educa��o????


Fonte: A Autora
 
Por:  Luciana Maximo    |      Imprimir