Categoria Politica  Noticia Atualizada em 09-07-2010

Marataízes trava primeiro contato com a Ferrous
Representantes de Marataízes participaram da reunião com representantes da Ferrous, empresa que surge no mercado nacional com o propósito de se tornar a maior empresa mineradora do país
Marataízes trava primeiro contato com a Ferrous


Renato Alves e Alecxandre Pepe, respectivamente profissionais dos setores de Comunicação e Planejamento da Prefeitura de Marataízes, se reuniram nesta quinta-feira (08/07) com membros da empresa Ferrous.

Ambos participaram de uma reunião no gabinete do prefeito de Cachoeiro de Itapemirim em que se fizeram presente todo o staff de Secretários Municipais de Cachoeiro, além dos representantes da Ferrous, Cristiano Parreiras, Superintendente de Meio Ambiente; Gabriel Coelho, Coordenador de Relações Institucionais e Adriana Maugeri, Coordenadora de Comunicação.

A Ferrous, criada apenas há três anos, é uma empresa mineradora que foi constituída por um capital relativamente pulverizado entre várias empresas e empreendedores nacionais e internacionais, mas que tem dentre estes, como maior acionista, uma grande mineradora mundial.

Nesse sentido, a empresa que surge no mercado nacional com o propósito de se tornar a maior empresa mineradora do país, pretende construir em Presidente Kennedy, inicialmente, um terminal marítimo de duplo calado, que permitirá à empresa a operação de carregamento de minério em dois navios simultaneamente.

De acordo com Cristiano Parreiras a empresa está finalizando o Licenciamento Ambiental do terminal marítimo, de modo que as obras devem se iniciar já no início do próximo ano com previsão de operação portuária para 2013.

Para tanto a empresa contratou o Grupo Imo para desenvolver os estudos sobre perfis e quantidade de mão de obra, mas trabalha com uma estimativa inicial de que durante a fase das obras absorverá cerca de 3.500 trabalhadores diretos e na fase de operação em torno de 600.

A empresa que já adquiriu nos Estados de Minas Gerais e Bahia 04 minas para extração de minério, pretende adotar um sistema de transporte dos mesmos de modo similar ao adotado pela empresa Samarco, ou seja, o fará através de minerodutos enterrados que realizarão o transporte dos minérios das minas de Minas Gerais até o centro portuário em Presidente Kennedy.

A empresa anunciou ainda a intenção de futuramente instalar no litoral sul, 03 usinas de pelotização e 01 de mineração, sendo que as usinas de pelotização seriam para fabricação de placas, agregando com a atividade industrial maior valor final ao minério.

Cachoeiro, por sua vez, vê a chegada da Ferrous como uma oportunidade para que os empresários locais possam ampliar sua malha de negócios, uma vez que é a cidade na região com maior parque industrial, notadamente o metal-mecânico.

Marataízes que participou da reunião na condição de convidada, aproveitou a ocasião para sanar algumas dúvidas e realizar alguns questionamentos, bem como agendar uma reunião na cidade com os técnicos da empresa mineradora.



    Fonte:
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir