Categoria Policia  Noticia Atualizada em 12-07-2010

Interpol ajudará Uganda a esclarecer atentados terroristas
PARIS - A Interpol ofereceu nesta segunda-feira, 12, seu "total apoio" às autoridades ugandenses para investigar os atentados com explosivos perpetrados em dois locais de Kampala entre pessoas que assistiam pela televisão à final da Copa da África do Sul
Interpol ajudará Uganda a esclarecer atentados terroristas
Foto: www.maratimba.com

São ataques "desprezíveis e covardes" que deixaram pelo menos 74 "vítimas inocentes" e que devem ser condenados "nos termos mais firmes", segundo o comunicado divulgado hoje pela organização policial, com sede na cidade francesa de Lyon.

Em resposta ao pedido dos máximos responsáveis policiais de Uganda, a "Interpol proporcionará o apoio total" na investigação iniciada para identificar, capturar e levar perante a Justiça os responsáveis pelos atos, acrescentou a nota.

Concretamente, a organização anunciou que desdobrará uma equipe de especialistas no terreno e garantirá que qualquer informação de seus 188 Estados-membros sobre os ataques será tratada com absoluta prioridade.

Os atentados de correram em um clube de rúgbi, onde as pessoas assistiam ao jogo em uma tela gigante ao ar livre e em um restaurante de comida etíope, onde também era transmitida a partida.

Embora não tenha sido confirmada a autoria dos ataques, as forças de segurança ugandenses apontam à organização somali Al-Shabbab, ligada à Al-Qaeda e que tinha ameaçado previamente atacar Uganda e outros países da região.

 
Por:  Miguel R. Pereira Netto    |      Imprimir