Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 13-07-2010

ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL
Na última quarta-feira, 16/6, em sessão extraordinária, o Senado aprovou o Estatuto da Igualdade Racial
ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL

Paiva Netto
Na última quarta-feira, 16/6, em sessão extraordinária, o Senado aprovou o Estatuto da Igualdade Racial, de autoria do senador gaúcho Paulo Paim. Do projeto foram suprimidos trechos que versavam sobre vagas para negros em partidos políticos e agremiações, o que delineava políticas de saúde pública específicas para a população negra e os dispositivos que deliberavam a criação das cotas étnicas nas universidades.

Numa reportagem de Mariana Jungmann, a Agência Brasil informou que "o texto já havia sido aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e passou sem alterações no plenário da Casa. O projeto segue agora para sanção presidencial".

Um dos pilares do Estatuto firma-se no campo da Educação, pois incorpora no currículo de formação de professores temas que incluam valores de respeito à pluralidade etnorracial e cultural da sociedade.

Muito precisa ser feito para melhorar as condições não somente dos negros e indígenas, mas, da mesma forma, de certos grupos explorados de imigrantes, além dos mestiços e brancos pobres de nosso país. Entretanto, vejo na aprovação do Estatuto de Igualdade Racial passo significativo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, em que jamais a cor da pele interfira no estabelecimento de benefícios para o povo.

SELEÇíO DA SOLIDARIEDADE
Maicon e Elano são dois dos craques que participam da Campanha da Legião da Boa Vontade "África do Sul 2010 — Fiz um gol pela infância brasileira". Assinaram uma camisa alusiva à ação solidária da LBV voltada a socorrer crianças em risco social. Deles foram os gols que deram a vitória ao Brasil sobre os norte-coreanos, na estreia dos comandados de Dunga no Mundial da África do Sul. Nosso modesto incentivo e parabéns a eles e à equipe brasileira/2010 de futebol.

Ao marcar seu primeiro gol numa Copa do Mundo, Maicon trouxe mais que alegria à torcida verde-amarela. No término do jogo, em Criciúma/SC, durante entrevista exclusiva à Super Rede Boa Vontade de Comunicação, o sr. Manoel dos Passos Sisenando, pai do jogador, disse: "A família toda vibrou. Ele falava que queria fazer uma boa Copa". Quanto à participação de Maicon na Campanha da LBV, declarou o sr. Manoel: "Sinto-me orgulhoso por isso (...). Sempre que alguém o procura para ajudar crianças ou entidades, ele está sempre disposto. Ficamos muito alegres por ele colaborar. Se meu filho fez o gol dele assinando essa camisa da LBV, agora é a vez de o povo fazer seu gol participando dessa Campanha".

Além de Maicon e Elano, outros jogadores aderiram à iniciativa, entre eles: Robinho, Julio César, Doni, Juan, Luisão, Gilberto Silva, Júlio Baptista, Josué, Nilmar, Ronaldinho Gaúcho, Sandro, Victor, Neymar e Paulo Henrique (Ganso). Na camisa, há também um tributo aos ícones do futebol brasileiro Pelé, Zagallo, Zico, Marcos e Cafu.

Faça parte, você também, dessa Seleção da Solidariedade. Acesse www.euajudoamudar.org.

HOMENS DE BOA VONTADE
Numa homenagem aos que estão nos ajudando a fazer muitos gols pela infância brasileira, apresento composição do renomado músico Carlos Colla, que tem inúmeros sucessos, inclusive cantados por Roberto Carlos. "Homens de Boa Vontade" foi feita a partir de um pedido do veterano radialista Hilton Abi-Rihan, durante o programa Samba & História, da Boa Vontade TV (canal 23 da SKY).
Para ouvir a bela melodia, visite www.lbv.org.br:

"Da água Ele fez o vinho,/ Nas bodas de Canaã./ Seu nome é mais conhecido/ Que a estrela da manhã.

"Inspirador dos poetas/ e Homens de Boa Vontade,/ Cientistas e profetas,/ Mestre da Humanidade.

"‘Sem Educação não há futuro!’"/ Como José de Paiva Netto falou,/ Caridade tem que ser completa,/ Foi assim que Jesus ensinou.

"Desde o começo dos Tempos/ Que existe anjo encarnado,/ Que anda no meio da gente,/ Senta no banco do lado.

"Gente que gosta de gente,/ Que faz o Bem de verdade,/ Gente que veio somente/ Para trazer felicidade".

"NAVIO DO BEM"
No dia 6/5, o famoso compositor visitou o Centro Educacional, Cultural e Comunitário da LBV, em Del Castilho, zona norte da capital fluminense. O Portal Boa Vontade registrou: "Carlos Colla conheceu as dependências da unidade escolar, conversou com alunos e professores. Após ver a infraestrutura que a Instituição proporciona às mais de 500 crianças que estudam diariamente em período integral e às mais de 2 mil famílias de baixa renda atendidas mensalmente, o artista gravou com os pequeninos o clipe da música ‘Homens de Boa Vontade’. ‘Cheguei aqui e encontrei um carinho, um capricho, crianças e educadores felizes, um astral maravilhoso. Desejo que o Brasil se torne uma Legião da Boa Vontade. É tudo o que espero. Estar aqui lavou a minha alma, me fez acreditar ainda mais no ser humano. Parabéns a todos vocês, principalmente ao comandante desse navio do Bem’, enfatizou Colla".

José de Paiva Netto é jornalista, radialista e escritor.
[email protected] — www.boavontade.com


    Fonte: O Autor
 
Por:  José de Paiva Netto     |      Imprimir