Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 13-07-2010

Designer de sites reivindica 84% do Facebook nos tribunais
O designer de sites Paul Ceglia apresentou perante a Suprema Corte do estado de Nova York...
Designer de sites reivindica 84% do Facebook nos tribunais
Foto: EPA

Nova York, 13 jul (EFE).- O designer de sites Paul Ceglia apresentou perante a Suprema Corte do estado de Nova York uma a��o na qual reivindica � rede social Facebook e a seu presidente, Mark Zuckerberg, a propriedade majorit�ria da empresa.

Por enquanto o juiz Thomas Brown, que instrui o caso, emitiu uma ordem tempor�ria que restringe a possibilidade do Facebook de realizar uma transfer�ncia de seus bens, informou nesta ter�a o jornal "The Wall Street Journal".

Segundo o jornal, Ceglia, que reivindica ser propriet�rio de 84% do Facebook, apresentou sua demanda no dia 30 de junho e nela pede compensa��es monet�rias � popular rede social, alegando que no dia 28 de abril de 2003 assinou um contrato com o fundador e diretor-executivo de Facebook, Zuckerberg.

O jornal acrescenta que segundo esse contrato entre Ceglia e o Facebook, que por sua vez pediu que o caso seja julgado por um tribunal federal, Zuckerberg lhe pediu o desenvolvimento de um site, pela qual recebeu US$ 1 mil d�lares e a obten��o de 50% das a��es do produto.

O contrato estipulava, acrescenta o jornal, que Ceglia obteria um interesse adicional sobre o neg�cio de 1% por cada dia que passasse desde 1� de janeiro de 2004.

O Facebook, que conta com mais de 500 milh�es de usu�rios no mundo, emitiu um comunicado em que qualifica reivindica��o de "completamente fr�vola", ao mesmo tempo em que assegura que "brigar�o contra ela com firmeza".

O jornal acrescenta que teve acesso a uma c�pia do contrato e que nela Zuckerberg apresentou a estudantes universit�rios em Harvard um projeto para a compra e desenho de uma site "cujo funcionamento seria similar a uma mem�ria anual virtual dos estudantes com o nome de The Face Book".

Al�m disso, assinala que a data desse contrato parece entrar em contradi��o com a cria��o dessa rede social, pois Zuckerberg criou entre outubro e novembro de 2003 o "Facemash", considerado o antecessor de Facebook, cujo dom�nio na rede (thefacebook.com) registrou em janeiro de 2004.

Designer de sites reivindica 84% do Facebook nos tribunais

O designer de sites Paul Ceglia apresentou perante a Suprema Corte do estado de Nova York...

Fonte: EFE
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir