Categoria Meio ambiente  Noticia Atualizada em 14-07-2010

Capivaras viram atração em Itapemirim
A curiosidade de observar o bando de capivaras que fizeram de um brejal, próximo ao rio Itapemirim, sua moradia, tem levado diariamente muitos curiosos até a estrada conhecida como Muribeca,nas cercanias da Vila do Itapemirim.O manancial fica na proprieda
Capivaras viram atração em Itapemirim
Foto: José Rubens Brumana


A curiosidade de observar o bando de capivaras que fizeram de um brejal, próximo ao rio Itapemirim, sua moradia, tem levado diariamente muitos curiosos até a estrada conhecida como Muribeca,nas cercanias da Vila do Itapemirim.O manancial fica na propriedade de Wellington Machado. As plantas aquáticas ajudam a camuflar as capivaras que durante o dia e permanecem dentro da água saindo ao entardecer. O mecânico Virgílio Machado, que trabalha na propriedade, disse que a cerca de 10 meses começou a observar um casal de capivaras." Logo apareceram mais capivaras. Hoje são 18 animais". O mecânico se diz preocupado com dois fatores que podem levar perigo ao bando de roedores. Dois cachorros diariamente avançam sobre as capivaras. Outro alerta é que o brejo está com sua vazão interrompida com o rio Itapemirim, podendo as águas com o tempo ficarem impróprias para os animais.O filho do proprietário, Andre Machado enfatiza que o local foi privilegiado ao abrigar animais em extinção e que segundo relatos eram abundantes no rio Itapemirim.
A moradora do bairro Jardim Paulista, que faz divisa com a propriedade, conhecida como Filó, trouxe os netos para contemplarem as capivaras." É muito lindo ver esses animais solto na natureza. As crianças estavam ansiosas para esse passeio". Outro morador Jarles Cavalinni se diz preocupado com a proximidade dos animais com a cidade. "Outro dia ouvimos tiros de um caçador. A guarda municipal veio logo ao local. A comunidade está mobilizada para fiscalizar e proteger as capivaras".
O guarda municipal Salles informou que rondas periódicas são realizadas e que foi uma determinação da prefeita Norma Ayub a proteção dessa família de roedores. Os guardas informaram ainda que é crime criar e matar animais silvestres.

























    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir