Categoria Economia  Noticia Atualizada em 15-07-2010

Petrobras inicia produção no pré-sal do Espírito Santo
Produção inicial será de 13 mil barris de petróleo por dia. Serão adotadas tecnologias inéditas para essa operação.
Petrobras inicia produção no pré-sal do Espírito Santo
Foto: http://g1.globo.com/economia-e-negocios/noticia/2010/0


A Petrobras inicia nesta quinta-feira (15) a produção no pré-sal do Espírito Santo. O poço de Baleia Franca começará a produzir diariamente cerca de 13 mil barris de petróleo.

No entanto, a previsão da empresa é que a capacidade máxima seja ampliada para 20 mil barris por dia ainda neste ano. O pico de produção está programado para ocorrer em dezembro. A expectativa é que sejam produzidos 100 mil barris de óleo por dia e 1,35 milhão de metros cúbicos de gás natural.

De acordo com informações da Petrobras, serão adotadas tecnologias pioneiras, desenvolvidas especificamente para operar nas condições geológicas do pré-sal. Serão utilizados novos modelos de tubulações para o escoamento de petróleo que ligam o poço à plataforma - chamadas de risers flexíveis -, além de novas técnicas para colocar os poços em produção.

"O uso dessas tecnologias permite a melhoria da eficiência operacional e representa um novo passo no desenvolvimento dos reservatórios do pré-sal", disse a Petrobras em nota.

Segundo comunicado da empresa, a produção terá início por meio da conexão do Sistema Flutuante de Produção e Estocagem (FPSO, na sigla em inglês) Capixaba ao poço 6-BFR-1-ESS. Para aproveitar a oportunidade de antecipação de produção dos Campos de Cachalote e Baleia Franca, foi realizada uma adaptação na planta de processo da plataforma, para viabilizar a instalação no Parque das Baleias.



Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir