Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 16-07-2010

Google "prova" que Brasil é o mais leal a sua seleção
Durante os jogos da seleção, brasileiros utilizaram menos o serviço. Menor número de buscas foi registrado na final do mundial.
Google
Foto: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/07/dados-d



O Google divulgou na quinta-feira (15) em seu blog oficial uma curiosa estatística sobre a variação do ritmo de buscas no site da companhia durante os jogos da Copa do Mundo da África do Sul. E, de acordo com a gigante de internet, "em todo o mundo o ritmo da vida real tornou-se mais lento durante a Copa".
"Em 15 de junho, quando o Brasil jogou sua primeira partida contra a Coreia do Norte, o volume de consultas do Brasil, representadas (no gráfico) por uma linha vermelha, caiu quando o jogo começou, disparou durante o intervalo, caiu novamente e, em seguida, subiu rapidamente após o jogo terminar", diz o post assinado pelo engenheiro de software Jeffrey D. Oldham e pelo engenheiro de soluções técnicas Snedegar Robert.
De acordo com o Google, para apontar o país com os fãs mais leais de futebol, a companhia calculou a redução proporcional em consultas durante cada uma das partidas da seleção de determinada nação, em comparação com o volume normal de consulta.
E o resultado não é surpresa para os brasileiros, cuja seleção é a única pentacampeã do mundo. "O Brasil liderou as paradas com consultas, que caíram pela metade durante seus jogos de futebol", escreveram os engenheiros do Google, acrescentando que atrás da "potência do futebol" vieram Alemanha, Holanda e Coreia do Sul.
Japão, Austrália e Nova Zelândia, provavelmente pelas diferenças de fuso horário, segundo o Google, expressaram menor interesse com a Copa do Mundo, enquanto Honduras e Coreia do Norte aumentaram significativamente suas pesquisas durante os jogos de suas seleções na África do Sul.
Em geral, o volume de pesquisa caiu de maneira mais brusca nos países latino-americanos do que na Europa.
Ainda de acordo com a pesquisa, a diminuição mais brusca nas consultas ao Google ocorreu durante a final do Mundial, entre Holanda e Espanha. A segunda maior queda dos níveis de consulta ocorreu durante o jogo Alemanha x Inglaterra, pelas oitavas-de-final da Copa. "As semifinais e quartas-de-final foram populares, exceto a partida Uruguai x Holanda, durante a qual as consultas aumentaram significativamente", revelou o post.
Entre os nomes mais buscados durante a Copa do Mundo estão de David Villa, Iker Casillas, Carlos Puyol e Iniesta, da Espanha – campeã da Copa 2010; Thomas Muller, da Alemanha; Diego Forlán, do Uruguai; e Wesley Sneijder, da Holanda. "Eles também tiveram interesse em Dani Jarque, um jogador espanhol que morreu no outono passado, e cujo nome foi estampado na camiseta de Iniesta, que ele exibiu após marcar seu gol (na final da Copa)", explicou o post.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir