Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 18-07-2010

Fuzileiros Navais Realizarão Simulação de Combate no Litoral
O objetivo da operação, que conta com cerca de 10 mil militares da Marinha, Exército e Aeronáutica é a defesa dos recursos do mar e das infraestruturas de alto valor estratégico do Sudeste do Brasil
Fuzileiros Navais Realizarão Simulação de Combate no Litoral
Foto: Divulgação

"Entre os dias 19 e 30 de julho, as Forças Armadas estarão realizando, no litoral e nas águas jurisdicionais brasileiras a Operação ATLÂNTICO II. Trata-se de um treinamento conjunto para a defesa do País.

Nesse contexto, a Marinha do Brasil realizará, nos municípios de Itapemirim, Marataízes e Piúma, uma Operação Anfíbia, com desembarque de Fuzileiros Navais, além de Ações Cívico-Sociais (ACISO ATLÂNTICO II), que serão conduzidas, nas comunidades locais, em duas fases: Social (período de 19 a 23 de julho) e Saúde (período de 25 a 30 de julho), dentre as quais destacam-se:

SOCIAL:
- Palestras sobre como entrar na Marinha, dependência química e DST;
- Doações;
- Apresentações da Banda de Música;
- Oficinas de Música e Revitalização de Escolas; e
- Olimpíadas escolares, no Ginásio Municipal Waldir Alves, em Itapemirim.

SAÚDE:
- Atendimento médico em Hospital de Campanha, no período de 25 a 29 de julho,das 8h às 16h, instalado no Ginásio Municipal Waldir Alves, em Itapemirim; e
- Atendimento de apoio de saúde móvel, no período de 26 a 30 de julho, das 8 às 16h, com distribuição de medicamentos."

A Marinha, o Exército e a Força Aérea realizarão, no período de 19 a 30 de julho de 2010, a Operação Conjunta "Atlântico II", cuja coordenação do exercício estará a cargo do Ministério da Defesa e a condução a cargo do Comando de Operações Navais. Será o maior exercício conjunto já realizado, desenvolvendo-se em grande parte do litoral brasileiro nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, bem como nos Arquipélagos Fernando de Noronha e São Pedro e São Paulo, tendo como principal motivação o treinamento das Forças Armadas para a defesa dos interesses do nosso País.

O objetivo da operação, que conta com cerca de 10 mil militares, em atividades operacionais, de apoio à população e na simulação de combate, e meios da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, é contribuir para a integração de nossas Forças Armadas, projeção de nosso País no exterior, e principalmente para a defesa dos recursos do mar e das infraestruturas de alto valor estratégico do Sudeste do Brasil e das riquezas da Amazônia Azul, que vão desde a fauna e flora submarina, até os minerais e os grandes campos de petróleo. Acredita-se que a Amazônia Azul tenha a mesma ou maior importância que a Amazônia Verde em vários sentidos, inclusive econômicos, ambientais e científicos.

Além das atividades essencialmente militares, serão realizadas Acões Cívico-Sociais (ACISO) em diversos municípios, visando a integrar e assistir segmentos da sociedade residentes na região onde o exercício será realizado. Nas ACISO serão realizados atendimentos médicos e odontológicos além de diversas atividades sociais.

Confira os Cronogramas para atendimento à população
Anexo A - Cronograma de Atendimento de Saúde
Anexo B - Cronograma de Ações Sociais

Maiores informações sobre a Operação ATLÂNTICO II estão disponíveis na internet, no sítio www.mar.mil.br/atlantico2.

    Fonte: Capitão-Tenente (FN) FELIPE Assessoria de Comunicação Social
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir