Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 18-07-2010

UM MARATIMBA NA FINLÂNDIA. PARABÉNS, BERNARDO!
A FINLÂNDIA VAI SABER DO QUE UM MARATIMBA É CAPAZ
UM MARATIMBA NA FINLÂNDIA. PARABÉNS, BERNARDO!
Foto: www.maratimba.com

Uma faixa colocada na casa de número 300 da Av.Beira Mar, na Barra, nos chamou atenção pelos dizeres: BERNARDO, PARABÉNS PELO MESTRADO. A FINLÂNDIA VAI SABER DO QUE UM MARATIMBA É CAPAZ. O nosso site, que também é maratimba, foi até lá conhecer melhor essa história. Bernardo Moreira Soares, filho da nossa colunista Ivilisi Soares, está de malas prontas para voar para a longínqua Finlândia, país onde no inverno os termômetros marcam 25 graus abaixo de zero. O objetivo é fazer o mestrado na área de Biologia da Atividade Física, estudar a adaptação neuromuscular ao treinamento de força e resistência, inclusive com obesos, portadores de síndromes metabólicas, diabéticos, etc.

A pesquisa do nosso maratimba avançará no entendimento do processo de regeneração e crescimento muscular induzido pela musculação, que oferece importante aplicação no tratamento de distrofias musculares, doenças degenerativas do sistema muscular, pacientes com HIV, pós operatório e melhora do desempenho muscular para atletas.

Bernardo está matriculado na Universidade de Jyväskylä (pronúncia aproximada : Ivésquilé) um dos maiores centros mundiais na área do esporte, saúde e artes. São selecionados vinte e quatro estudantes por ano de todo o mundo, sendo 7 para biomecânica, 7 para fisiologia e 10 para treinamento e testes.O ensino é gratuito e a Finlândia exige, além dos documentos de praxe, uma entrevista por telefone em inglês.

O curioso é que quem olha para o Bernardo vê um cara com cabelão na cintura, tatuagens nos braços e uma tremenda pinta de roqueiro. Atrás de tudo isso, porém, está um jovem com um futuro promissor na área das ciências.

O nosso site deseja com toda força que você mostre para a Finlândia do que um maratimba é capaz. Tive o prazer de te conhecer e sei de sua capacidade, tenho certeza que será motivo de orgulho para sua família e todos seus amigos. Força Bernardo! Lembre-se, além de sua família "Moreira Soares" existe outra que torce por você, todos os maratimbas, seja de coração ou de alma, mas que sempre tem algo em comum, ver os filhos dessa terra brilharem e se destacarem naquilo que se propuseram a fazer. PARABÉNS!!!

Fica aqui o convite para ser nosso representante mais longínquo para nos abastecer com abordagens dessa terra tão fria e rica de cultura, faça desse seu novo desafio profissional um semanário para que possamos acompanhar o que se passa por lá.

Saiba um pouco sobre a Finlândia no Wikipedia

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir