Categoria Meio ambiente  Noticia Atualizada em 22-07-2010

Para meteorologista, Gramado e Canela foram atingidas por tornado
O meteorologista Eugênio Hackbart, da MetSul, acredita que o vento de 124 km/ que atingiram as cidades Canela e Gramado, na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, foi um tornado. Segundo ele, pelas características da destruição provocada pela ventania, é pos
Para meteorologista, Gramado e Canela foram atingidas por tornado
Foto: www.webix.com.br/.../paisagens/tornado-mar.jpg


O comportamento do vento e os estragos ocasionados como decepar grandes árvores, retorcer telhas de alumínio e ferro são típicos de tornado - afirma Hackbart.

Outra característica de tornado é uma evidência verificada em Gramado e Canela: os danos estão concentrados em uma pequena faixa de extensão de área.

- Normalmente os estragos se concentram em uma faixa estreita, entre 200 e 500 metros de largura. Nesta faixa, o vento passa em forma de redemoinho, com correntes verticais de ar ascendentes e descendentes e uma força entre 150 e 180 km/h, sugando tudo - garante o meteorologista.

Para a central MetSul, há ainda um dado meteorológico de grande relevância: enquanto a estação automática do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou vento de 124 km/h, uma outra estação automática, instalada no Condomínio Quinta da Serra, a apenas 450 metros de distância do equipamento governamental, não acusou nada de vento intenso. Para Hackbart, essa é a confirmação de que se tratou de fenômeno concentrado numa determinada área.

Para ele, em outras áreas das cidades serranas atingidas a força do vento pode ter sido ainda superior.

- É um erro acreditar que a velocidade máxima do vento tenha sido de 124 km/h. Por onde o tornado efetivamente passou, a velocidade do vento foi muito superior - assegura Hackbart, revelando que as imagens dos danos são equivalentes a um tornado de categoria F2 na escala de Fujita, com vento entre 180 e 250 km/h.

A central de meteorologia já havia alertado a possível presença de fortes correntes de vento, geradas a partir de uma combinação de fatores como a atuação da massa fria e a diferença de temperatura - às 20h, Canela registrava 21,7ºC enquanto cidades mais ao Sul do estado estavam, na mesma hora, com temperaturas entre 11ºC a 13ºC.

- Historicamente, a região composta pelo Sul do Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina é a segunda área em todo o mundo com maior incidência de tornados, atrás apenas do Centro-Oeste dos Estados Unidos - justifica

Fonte: O Globo
 
Por:  Joilton Cândido Vasconcelos    |      Imprimir