Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 26-07-2010

Mano Menezes faz primeira convocação da seleção brasileira
RIO e SÃO PAULO - Começa oficialmente nesta segunda-feira a era Mano Menezes na seleção brasileira.
Mano Menezes faz primeira convocação da seleção brasileira
Foto: http://oglobo.globo.com/esportes/mat/2010/07/26/mano-m


Às 16h, o agora ex-treinador do Corinthians será apresentado num hotel em São Conrado no Rio de Janeiro e fará sua primeira convocação visando o amistoso do dia 10 de agosto contra os Estados Unidos em Nova Jersey.

Mano, porém, não poderá contar com todos os jogadores que gostaria. Esta primeira convocação não terá atletas que jogam no exterior, pois eles estão em pré-temporada na Europa. Ela provavelmente também não terá jogadores de São Paulo, Internacional, Santos e Vitória, que disputam as semifinais da Libertadores e a decisão da Copa do Brasil.

Neste primeiro dia, Mano deve falar sobre como pretende conduzir e os seus planos para a seleção brasileira, após o fracasso na Copa do Mundo da África do Sul. Como não disputará as eliminatórias por ser o país-sede do Mundial de 2014, a seleção terá na sua preparação para a Copa apenas amistosos e duas competições: a Copa América de 2011 e a Copa das Confederações de 2013.

No domingo, Mano dirigiu pela última vez o Corinthians. A vitória por 3 a 1 deixou a equipe na liderança do Brasileirão . Após o jogo, ele deu volta olímpica no estádio do Pacaembu para agradecer aos torcedores e disse que saia muito feliz e que estava emocionado com as homenagens.

Sobre a seleção, o técnico afirmou que a renovação da equipe será gradual. Mano não quer radicalizações na renovação para não se arriscar muito a ter maus resultados.

- Renovação, sim, mas talvez não com a velocidade que todos imaginam. Vamos tomar cuidado. Temos que preservar o futebol brasileiro, e não há motivos para expor a seleção. Vamos fazer da forma mais responsável, conforme combinei com o presidente (da CBF) Ricardo Teixeira. Esse é um processo difícil de ser conduzido, mas temos grandes jogadores, e talento é o que o torcedor quer ver - afirmou.

Perguntado sobre como será seu estilo de trabalho à frente da seleção, Mano Menezes disse que não gosta de rótulos. Afirmou que considera injustas classificações como a "Era Dunga", mas que também não quer criar nenhuma "família".

- Expressões como "família" acabam ficando banalizadas. Toda hora tem uma família, teve a Família Felipão. Mas só falam de família quando ganha, mas quando perde todo mundo é órfão, a família fica sem pai. Não gosto de dividir o futebol brasileiro em eras, porque você não pode ganhar sempre. A partir de amanhã (hoje), vocês começarão a ter uma ideia daquilo que penso - disse o treinador, que só definirá a lista de convocados momentos antes da entrevista coletiva.

- A partir de agora estou pensando só nisso. Mas tenho que ver como todos os jogadores estão após esta rodada do Brasileiro, se não há contusões, ou algo deste tipo, para definir a melhor lista possível. Vamos trabalhar duro pela seleção, mas com bastante tranquilidade, como é a característica do meu trabalho.

Mano foi a terceira opção do presidente Ricardo Teixeira na tumultuada escolha do substituto de Dunga. O primeiro a declinar foi Luiz Felipe Scolari, que tinha contrato assinado com o Palmeiras. Ele sempre disse, porém, que não foi convidado. Em seguida, o técnico Muricy Ramalho foi convidado e o presidente da CBF chegou a dar como certa a sua contratação. Mas o clube carioca não o liberou e Muricy preferiu manter a sua palavra e cumprir o contrato com a equipe, que tinha acabado de ser renovado até dezembro de 2012. ( Leia mais: Muricy: "Não disse não à seleção" )

Na sexta-feira, após a recusa de Muricy, Mano foi convidado e aceitou. No sábado, ele anunciou oficialmente que estava deixando o Corinthians após dois anos e meio de trabalho para assumir a seleção brasileira .

Fonte: O GLOBO
 
Por:  Joilton Cândido Vasconcelos    |      Imprimir