Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-07-2010

Decisão sobre lei do Arizona é acertada, diz governo dos EUA
Moradores do Arizona em audiência com imigrantes ativistas
Decisão sobre lei do Arizona é acertada, diz governo dos EUA
Foto: AFP

WASHINGTON — A decisão de uma juíza de bloquear as partes controversas da lei anti-imigração do Arizona "ratifica acertadamente" que o governo federal é o encarregado de fazer cumprir as leis imigratórias nos Estados Unidos, afirmou nesta quarta-feira o governo Barack Obama.

A decisão, tomada um dia antes da entrada em vigor da lei no estado fronteiriço com o México, "ratifica acertadamente a responsabilidade do governo federal de zelar pelo cumprimento das leis de imigração do país", disse Matt Chandler, porta-voz do Departamento de Segurança Interna.

A juíza federal de Phoenix, Arizona, Susan Bolton, tornou sem efeito, nesta quarta-feira, as partes polêmicas da lei SB1070, inclusive aquela que gerava as maiores críticas: que a polícia corroborasse o status imigratório de toda pessoa suspeita de estar ilegal no país.

Chandler afirmou que o Departamento de Segurança Interior "zelará pelo cumprimento das leis federais de imigração no Arizona e em todo o país de forma sensata e eficaz, enfocando os recursos para lutar contra os criminosos estrangeiros (...) e os empregadores de ilegais".

O porta-voz informou que o governo está comprometido com a segurança fronteiriça e lembrou que na região serão dispostos novos recursos e agentes de segurança, que serão apoiados com a mobilização por um ano, a partir de 1º de agosto, de 1.200 soldados da Guarda Nacional.

A lei SB1070, impugnada judicialmente pelo governo Obama e por grupos de defesa de hispânicos, e rejeitada por muitos países da América Latina, entrará em vigor nesta quinta-feira, sem as disposições que, na prática, tornavam um delito estadual a imigração ilegal nos Estados Unidos.

O governo Obama continuará trabalhando com o Congresso por uma reforma imigratória integral que "dê segurança real e estabeleça responsabilidades e prestações de contas a nosso sistema migratório ao nível nacional", acrescentou Chandler.

Decisão sobre lei do Arizona é acertada, diz governo dos EUA

Moradores do Arizona em audiência com imigrantes ativistas



Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir