Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-08-2010

"Irna" diz que suposto atentado foi incidente com fogos de artifícios
A agência oficial de notícias iraniana "Irna" negou hoje que o presidente do país, Mahmoud Ahmadinejad, tivesse sido alvo de um atentado na cidade de Hamedan e assegurou que o confuso incidente foi causado pela explosão de fogos de artifício na passagem d

Foto: www. zoha.com.br


Um jovem fez explodir vários fogos de artifício na passagem da comitiva que acompanhava Ahmadinejad na cidade no oeste do Irã, para onde o presidente do país havia chegado para realizar um ato público, assegura a agência.
Diversos meios de imprensa informaram anteriormente que Ahmadinejad tinha sido alvo de um atentado mas havia saído ileso, perpetrado com uma bomba que foi lançada contra o veículo no qual viajava.
"O incidente não interrompeu a cerimônia de bem-vinda (ao presidente) mas alguns meios estrangeiros tentaram remover em águas revoltas e asseguraram que se tratou de uma tentativa de assassinato" contra o dirigente iraniano, acrescenta "Irna".
Os jovens iranianos, segundo a agência, "costumam fazer explodir petardos em sinal de alegria durante celebrações especiais, como a festa de Ano Novo, ou no final dos jogos de futebol".
"Infelizmente, alguns meios locais disseram que se tratou de uma granada de mão e isso causou ambiguidade" sobre o incidente, precisa "Irna".
Fontes oficiais em Hamedan indicaram à agência oficial de notícias que a explosão desses petardos não causou danos pessoais nem materiais.
A rede de televisão iraniana "Press TV" negou que o incidente fora um atentado e citou uma fonte oficial do escritório de Ahmadinejad para desmentí-lo.
Segundo o escritório de imprensa da Presidência iraniana, a explosão "foi causada por um petardo que explodiu a uma distância de uns cinco metros do automóvel no qual se deslocava Ahmadinejad", ressalta a citada cadeia.
"Press TV" acrescenta que as forças de segurança detiveram a uma pessoa em relação com este incidente e que se abriu uma investigação.
A cadeia diz que o presidente iraniano não fez menção alguma a este fato durante o discurso que pronunciou em Hamedan e que foi transmitido ao vivo pela televisão pública do país.
Ahmadinejad visitou a cidade de Hamedan para participar de um ato público incluído dentro de uma viagem que realiza por diversas cidades do país para explicar sua política.

Fonte: Terra
 
Por:  Joilton Cândido Vasconcelos    |      Imprimir