Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-08-2010

Incêndios na Rússia fazem Medvedev interromper férias
O presidente da Rússia Dmitri Medvedev interrompeu suas férias hoje e voltou para Moscou por causa dos incêndios florestais que estão fora do controle e já mataram 48 pessoas.
Incêndios na Rússia fazem Medvedev interromper férias
Foto: https://sqwnbw.blu.livefilestore.com/y1mMaqRcKXAfiDVz6


O fogo continua a atingir a maior parte do território europeu do país, com focos em sete regiões russas.



Medvedev voltou da cidade de Sochi, no Mar Negro, para a capital russa para se reunir com o Conselho de Segurança Nacional e encontrar uma forma de combater os incêndios, informou a agência de notícias estatal RIA Novosti.


Logo depois de sua chegada, Medvedev demitiu uma série de oficiais militares e chamou a atenção dos dois principais comandantes navais do país por terem permitido que o fogo chegasse a uma base militar na semana passada. "Se algo como isso acontecer de novo, eu vou tomar as mesmas ações, sem qualquer piedade", afirmou o presidente.


Os incêndios florestais ameaçam pelo menos cinco cidades da região de Nizhny Novgorod, onde vilas inteiras foram totalmente queimadas e pelo menos 20 pessoas morreram. Um incêndio na cidade de Sarov, onde está localizada a principal instalação nuclear da Rússia, foi controlado, segundo a administração municipal.


Mais de 155 mil pessoas foram mobilizadas para lutar contra o fogo, disse o ministro para Situações de Emergência Sergei Shoigu. Mais de 403 novos focos de incêndio surgiram nas últimas 24 horas, enquanto 293 foram extintos, informou o ministério. No total, há 520 focos de incêndio no país, que queimam uma área total de 188.525 hectares, ante 172.372 hectares do dia anterior.


Cerca de 650 mil hectares foram queimados desde que os incêndios começaram, informou o ministério. O fogo deixou mais de 2 mil pessoas desabrigadas e resultou em danos calculados em 4,6 bilhões de rublos (US$ 150 milhões), segundo estimativas oficiais.


Calor


A onda de calor - que atingiu nível recorde - aliada à pior seca registrada na Rússia nas últimas três décadas deu início aos incêndios, e deve continuar pelo menos até 12 de agosto. A temperatura em algumas partes do país devem chegar a até 42ºC, segundo o serviço de meteorologia estatal.


Depois do mês de julho mais quente já registrado, Moscou e as áreas próximas devem atingir temperaturas de até 39ºC hoje, apesar das tempestades esporádicas e chuvas de granizo na região.


Os níveis de contaminantes no ar na manhã de hoje "ultrapassaram a barreira crítica, na qual até mesmo pessoas saudáveis devem tomar medidas de proteção", informou a agência estatal Moseko, que faz o monitoramento ambiental no país, em seu site.


A fumaça encobriu cidades da região de Moscou, onde a visibilidade caiu hoje para menos de 20 metros. Na capital do país, a fumaça penetrou no sistema de metrô, onde uma fina névoa podia ser vista em algumas plataformas. As informações são da Dow Jones.





Incêndios na Rússia fazem Medvedev interromper férias
O presidente da Rússia Dmitri Medvedev interrompeu suas férias hoje e voltou para Moscou por causa dos incêndios florestais que estão fora do controle e já mataram 48 pessoas.

Fonte: Estadão
 
Por:  Joilton Cândido Vasconcelos    |      Imprimir