Categoria Politica  Noticia Atualizada em 04-08-2010

Dilma está 34 pontos à frente de Serra no Ceará, diz pesquis
A candidata Dilma Rousseff (PT) abriu uma diferença de 34 pontos no Ceará sobre seu principal adversário na disputa pela Presidência da República, José Serra (PSDB).
Dilma está 34 pontos à frente de Serra no Ceará, diz pesquis
Foto: http://portalexame.abril.com.br/imagem/pre-candidatos-

Segundo pesquisa do Ibope encomendada pela TV Verdes Mares e divulgada nesta quarta-feira. Dilma aparece com 57% das intenções de votos contra 23% do tucano.

Marina Silva (PV) ficou em terceiro lugar com 7%. Brancos e nulos somaram 4%, enquanto 7% permanecem indecisos. No cenário nacional, a petista ficou com 39% das intenções de voto , contra os 34% do tucano.

Ainda segundo o levantamento, Dilma também derrotaria Serra no segundo turno por 63% a 29% no Ceará.

A ampla vantagem da petista mostrada pelo Ibope destoa da pesquisa do Datafolha, realizada há apenas duas semanas antes (14 e 15 de julho) quando Dilma apareceu com 41% contra 28% de Serra.

A agenda negativa que dominou boa parte do noticiário político parece não ter atingido negativamente o desempenho da petista no estado. Nas últimas duas semanas, Dilma teve que responder sobre a suposta ligação do PT com as Farc e sobre o novo dossiê que teria sido elaborado por petistas para chantagem com o próprio governo.

Dilma tem o apoio do governador Cid Gomes (PSB), que disputa a reeleição, e de Lúcio Alcântara (PR), os dois mais bem colocados na disputa para o governo com 49% e 24%, respectivamente. No entanto, eles mais exploram a ligação com a candidata, exibida em banners que decoram seus comitês, do que pedem voto para ela em eventos de campanha.

A força da candidata do PT pode estar ancorada também na gigantesca popularidade do governo do presidente Lula, também medida pelo Ibope, que atingiu 90% de ótimo e bom. Apenas 8% dizem que é regular, 1% que é péssima e 1% não soube responder.

O principal cabo eleitoral de Serra no estado é o senador Tasso Jereissati (PSDB), e o candidato tucano ao governo, Marcos Cals, que ainda não decolou e está em terceiro lugar com 9%, segundo o Ibope.

O candidato do PV ao governo, Marcelo Silva, que acompanhou Marina Silva em visita a Fortaleza há cerca de duas semanas, teve o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Electoral (TRE).

A pesquisa foi encomendada pela TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, e registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número 40508-2010. Foram entrevistados 1.204 eleitores entre os dias 30 e 1 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.




Dilma está 34 pontos à frente de Serra no Ceará, diz pesquis
A candidata Dilma Rousseff (PT) abriu uma diferença de 34 pontos no Ceará sobre seu principal adversário na disputa pela Presidência da República, José Serra (PSDB).

Fonte: O GLOBO
 
Por:  Joilton Cândido Vasconcelos    |      Imprimir