Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 06-08-2010

Parceria para reduzir agrotóxicos nas culturas de tomate
A intenção é diminuir de 32 pulverizações de agrotóxicos para quatro por ciclo
Parceria para reduzir agrotóxicos nas culturas de tomate
Foto: Divulgação PMCI

A prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim quer diminuir a quantidade de agrotóxicos utilizados nas lavouras de tomate do município. Para isso, o governo municipal vai firmar uma parceria com a Fundação de Amparo ao Desenvolvimento Tecnológico e Cultural (Fadtec) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para pesquisas na área. A assinatura do convênio será realizada neste sábado (7), às 19h, na abertura da Festa do Tomate, em Córrego dos Monos.

Pelo convênio, a prefeitura repassaria R$ 27 mil para a fundação, que seriam gastos em deslocamento, preparação de produtos que substituirão os agrotóxicos e serviços de consultoria. Em contrapartida, os pesquisadores desenvolveriam uma forma de reduzir a quantidade de pulverizações de agrotóxicos no tomate produzido em Cachoeiro.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, José Arcanjo, a meta é diminuir a média de 32 pulverizações de agrotóxicos para quatro pulverizações por ciclo de produção, que dura, em média, 90 dias.

"Os próprios produtores querem a realização dessa pesquisa. Ela vai diminuir o custo de produção, pois o agrotóxico é caro, vai trazer benefícios para a saúde do produtor e melhorias para o meio ambiente", contou o secretário.

Os estudos serão realizados pelos doutorandos do curso de Produção Vegetal do Centro de Ciências Agrárias da Ufes que devem começar os trabalhos assim que a parceria for firmada. A expectativa é que os resultados saiam dentro de um ano.

Cachoeiro é o terceiro maior produtor de tomates no ES


A realização do convênio foi aprovada na última terça-feira (3), pela Câmara de Vereadores de Cachoeiro. Agora, a prefeitura vai realizar os trâmites legais para formalizar a parceria, que vai trazer mais qualidade de vida para os produtores do município e para os consumidores.

Hoje, Cachoeiro de Itapemirim é o terceiro maior produtor de tomates no Espírito Santo. Segundo o coordenador do Núcleo de Atendimento ao Produtor Rural, Fabiano Canella, a maior parte das plantações está localizada na região dos distritos de Córrego dos Monos e de Pacotuba.

    Fonte: Assessoria de Comunicação PMCI
 
Por:  Joilton Cândido Vasconcelos    |      Imprimir