Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 06-08-2010

RIQUEZA VERSUS FELICIDADE
Um dos maiores desafios do homem � manter o equil�brio entre o poder e tudo o que ele proporciona e seguir seus valores e princ�pios, dentro da �tica e da conviv�ncia harmoniosa com seus semelhantes
RIQUEZA VERSUS FELICIDADE
Foto: Divulga��o


O conflito acontece quando somos bombardeados pela m�dia nos incentivando a comprar tudo o quanto pudermos para alcan�armos a aceita��o da sociedade atrav�s do status e da ostenta��o. Este desejo est� presente em todas as classes sociais e o maior problema se apresenta quando surge o sentimento da frustra��o. Quando as pessoas n�o possuem maturidade psicol�gica e espiritual podem at� mesmo perder o controle de suas vidas e precisam encontrar um culpado pelo fracasso.


Mas o que � realmente a felicidade? Qual o est�gio de vida que ela acontece? A felicidade � a mesma coisa que conquistar o poder? Em um mundo onde a felicidade financeira � estimulada desde a inf�ncia, como lidar com os obst�culos da vida? Segundo os Esp�ritas, quando as pessoas s�o ligadas a uma cren�a que exalta a evolu��o espiritual o campo material fica mais harm�nico e o mundo � observado por outro prisma. O pr�prio corpo � um empr�stimo para esta vida, bastando ter zelo para que sua vida alcance o m�ximo de desempenho. Esta ci�ncia da felicidade passa principalmente pelo conhecimento de si e do mundo que vivemos.
O tempo todo estamos preocupados em cuidar de nosso corpo, objetivando a longevidade e a est�tica. Mas quanto � sa�de da alma, o que temos feito? O Budismo nos ensina a conviver de forma equilibrada e respeitosa com o pr�ximo e com a natureza, nos preparando a cada momento para tomarmos as mais diversas decis�es. � preciso utilizar nossa energia positiva para o bem comum, canalizando nossos esfor�os para levar a paz a todos os cantos da terra. Apesar do eterno conflito entre ci�ncia e religi�o os cientistas e tampouco as cren�as conseguem desvendar o cora��o das pessoas sobre o que � felicidade.
A sociedade � em nome muitas vezes da religi�o � adota uma postura de excluir ou pr� julgar seus pr�prios semelhantes, causando impactos na vida das pessoas. S�o adotados diversos padr�es que ofuscam as caracter�sticas pessoais dos indiv�duos, proibindo-os at� de pensar ou de alcan�arem a prosperidade. Um mundo feito de homens livres seria o ideal para uma sociedade justa e perfeita.
Como nos aceitar e respeitar o pr�ximo, vencendo a batalha entre a felicidade e a riqueza? O Islamismo � uma das religi�es que mant�m o maior n�mero de costumes nos dias atuais, evitando que seus seguidores se afastem de Deus e possam se perder em seus objetivos. Homens e mulheres buscam o tempo todo a perfei��o f�sica, mas se esquecem de brilhar sua alma. No islamismo existe a cren�a que a religi�o tem o principal prop�sito de enriquecer o lado espiritual das pessoas, pois assim elas estar�o mais perto da realiza��o material e dos princ�pios divinos.
Um dos fatores que levam as pessoas a encontrar a verdadeira felicidade � abrir o cora��o e a mente para a evolu��o dos tempos, respeitando cada ser vivo como presen�a do Criador, por�m se abrir m�o de nossos valores. Este talvez seja o verdadeiro ponto de equil�brio para a vida, pois a religi�o, a ci�ncia e os governantes adotam posturas diferentes quando envolvemos pol�tica, fam�lia, desigualdade social e �tica. Estamos em um mundo que muda a cada dia e temos que encontrar novas formas de nos relacionar com o pr�ximo, respeitando os mandamentos de Deus.
Para que esta evolu��o seja plena � preciso nos conectar com Deus de forma individual. O Juda�smo nos ensina que em nossas ora��es devemos agradecer a Deus por todas as experi�ncias que tivemos durante o dia. Apenas em uma data especial - Kippur que no calend�rio hebreu come�a no crep�sculo que inicia o d�cimo dia do m�s hebreu de Tishrei (que coincide com Setembro ou Outubro), continuando at� ao seguinte p�r do sol.� onde os Judeus podem renascer para uma nova vida, tendo oportunidade de recome�ar. N�o existem regras para este recome�o e sim um estado avan�ado de consci�ncia entre os Judeus e o Criador para determinar o que � pecado. Tido como uma sociedade herm�tica, o Juda�smo adaptou-se aos novos tempos acolhendo pessoas n�o judias para integrar suas fam�lias, contribuindo assim para uma harmonia entre os povos.
Iremos nos aprofundar cada vez mais sobre os temas que nos levam a definir o que � felicidade. Atrav�s de uma atitude equilibrada diante da vida, podemos buscar o sucesso pessoal e financeiro e obter prazer e felicidade atrav�s de nossas conquistas ao longo da vida.


Sucesso e Paz. Ramon Barros.



Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Ramon Barros    |      Imprimir