Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 11-08-2010

Mostra vai apresentar boas práticas ambientais de escolas
Trabalho de alunos da escola Padre Gino Zatelli, com o uso de tampas de garrafa pet
Mostra vai apresentar boas práticas ambientais de escolas
Foto: Divulgação PMCI


Os trabalhos de educação ambiental desenvolvidos por escolas municipais de Cachoeiro de Itapemirim serão apresentados numa mostra. Previsto para o mês de outubro, o evento faz parte do projeto "Boas Práticas de Educação Ambiental para o Saneamento Básico", desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e pela Foz do Brasil, concessionária de serviços de saneamento básico do município.

A mostra vai envolver dez escolas localizadas no entorno de córregos que, com suas ações, contribuem para a manutenção do saneamento desses ecossistemas. Na manhã desta terça-feira (10), gestores, professores e pedagogos das unidades de ensino participaram de uma oficina para planejar o evento.

Uma das escolas participantes é a "Padre Gino Zatelli", do bairro Gilson Carone, que, desde março deste ano, desenvolve o projeto "Reciclar é progresso". Em parceria com a Unirecicla, os alunos e a equipe escolar da unidade promovem coleta seletiva, estimulam a troca de sacolas de plástico pelas feitas de algodão e reaproveitam as garrafas pet na confecção de pufes e outros produtos.

As ações contam com o apoio da comunidade. "Temos conseguido envolver a comunidade em nossas ações. Sem ela não seria possível dar vida ao projeto", conta a professora e coordenadora do "Reciclar é progresso", Danielli Santos.

O próximo desafio da escola é construir uma praça só com garrafas pet. "Vamos começar a montagem em breve e a praça deve ficar pronta a tempo de figurar na mostra de outubro", acredita a coordenadora.

Além de participarem da mostra, as escolas também vão ter suas ações registradas num manual de boas práticas de educação ambiental. "O cuidado com o meio ambiente é um tema que tem sido amplamente discutido e trabalhado nas escolas municipais. Esse manual vai nos ajudar a fortalecer e disseminar essas boas práticas ambientais", explica a coordenadora dos programas de meio ambiente da Seme, Cristiane Mion.

Escolas que vão participar da mostra de boas práticas
Galdino de Theodoro da Silva
Áurea Bispo Depes
Padre Gino Zatelli
Reverendo Jader Gomes
Mário Augusto Rocha
Prof. Valdir Freitas
Prof. Elísio Cortes Imperial
Virgínia Athayde Coelho
Geni Guárdia



    Fonte: Assessoria de Comunicação PMCI
 
Por:  Joilton Cândido Vasconcelos    |      Imprimir