Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 11-08-2010

Cachoeiro já vacina contra a pólio
Mais de 14 mil crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas no município até o próximo dia 27
Cachoeiro já vacina contra a pólio
Foto: Divulgação PMCI


A campanha de vacinação contra a paralisia infantil (poliomielite) inicia sua segunda etapa neste sábado (14) em todo o país, mas Cachoeiro de Itapemirim já está imunizando suas crianças. Nesta segunda-feira (9), enfermeiros e técnicos da prefeitura começaram a visitar localidades rurais e bairros mais afastados do centro. A dose é voltada para crianças menores de cinco anos e fica disponível até o próximo dia 27.

A intenção é facilitar o acesso às gotinhas, já que algumas casas ficam distantes de uma unidade de saúde. Agentes comunitários agendam o envio das doses com o setor de imunização e os enfermeiros as aplicam em visitas a escolas, residências e centros comunitários.

De acordo com a coordenadora municipal de Imunização, Valéria Gaburo, mesmo quem não foi vacinado na primeira etapa, em junho, deve procurar a dose agora. "Muitas famílias não dão a devida atenção à vacina contra a paralisia infantil, pelo fato de não conhecerem casos da doença. Isso é um erro, pois o vírus da pólio é circulante pelo mundo e precisamos evitar que chegue novamente ao Brasil. Só conseguiremos isso por meio da vacinação", convoca.

Mas não é apenas a poliomielite que será combatida durante a campanha. Os pais podem aproveitar para colocar em dia o cartão de vacinação, imunizando as crianças também contra tétano, coqueluche, difteria, hepatite, sarampo, caxumba e rubéola, entre outras. É importante levar o cartão de vacina.

Dia D terá programação especial

Seguindo o costume, a abertura da campanha terá um Dia D neste sábado (14), com horário especial e disponibilidade de equipe em mais locais. Além das salas de vacina do município, serão montados outros 13 pontos, como na escola municipal "Jenny Guárdia", no bairro São Geraldo.

Nesse dia, serão 21 pontos da vacinação na sede do município, abertos das 8h às 17h, e 13 pontos em distritos e localidades, das 9h às 16h. Nos demais dias, ficam abertas as 21 salas de vacina, em unidades de saúde de bairros e distritos, sempre das 7h às 15h. A expectativa é de que mais de 14 mil crianças sejam vacinadas em Cachoeiro.

    Fonte: Assessoria de Comunicação PMCI
 
Por:  Joilton Cândido Vasconcelos    |      Imprimir