Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-08-2010

Frigorífico municipal volta a funcionar no fim do ano
O frigorífico foi construído na localidade de Monte Líbano e estava sem uso desde 2007
Frigorífico municipal volta a funcionar no fim do ano
Foto: Divulgação PMCI


O frigorífico municipal de Cachoeiro de Itapemirim já dispõe de licença de operação. Agora, a empresa que tem a concessão para administrar o local promove reformas e está instalando o sistema de tratamento de efluentes líquidos. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, José Arcanjo Nunes, a previsão é que o frigorífico comece a funcionar até o fim do ano.

"Essa é uma ótima notícia para Cachoeiro. A entrada em funcionamento do frigorífico vai gerar mais emprego e renda para nosso município", disse. As instalações ficam na Rodovia do Contorno, Fazenda Monte Líbano, em Morro Grande.

O frigorífico entrou em funcionamento em 2002 e operou até 2007, quando foi fechado a pedido do Ministério Público Estadual e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Entre as principais exigências dos dois órgãos, estava o tratamento dos efluentes provenientes do abate do gado, para impedir a contaminação do meio ambiente.

Em 2008, a prefeitura fez uma licitação, com a finalidade de determinar uma empresa para administrar o frigorífico municipal. A vencedora foi a Cofril, que já está realizando os reparos necessários e se preparando para começar a operar no local assim que todas as obras forem concluídas.

"A prefeitura fez um esforço muito grande para que a Cofril obtivesse a licença de operação, pois o interesse da municipalidade no retorno do funcionamento do matadouro é muito grande. Isso atende aos pedidos dos produtores rurais e promove a geração de trabalho e renda no município de Cachoeiro", disse o secretário.



    Fonte: Assessoria de Comunicação PMCI
 
Por:  Joilton Cândido Vasconcelos    |      Imprimir