Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-08-2010

Palestras sobre educação ambiental em Monte Líbano
A prefeitura quer melhorar a qualidade de vida da comunidade, que este ano ganhou uma estação de tratamento de água.
Palestras sobre educação ambiental em Monte Líbano
Foto: Divulgação PMCI


A comunidade de Bela Vista, em Monte Líbano, interior de Cachoeiro de Itapemirim, está tendo uma oportunidade de aprender mais sobre a preservação do ambiente em que vivem e a adotar atitudes simples, que podem melhorar a qualidade de vida e a saúde dos próprios moradores.

Desde a última terça-feira (17), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente está oferecendo palestras sobre temas variados, que prometem oferecer conhecimentos que podem melhorar a saúde dos próprios moradores.

A primeira, realizada nesta terça (17), às 19h30, na igreja de Bela Vista, foi sobre doenças de veiculação hídrica. Temas como verminoses e febre tifóide foram abordados pela equipe da prefeitura que aproveitou a oportunidade e abriu espaço para os moradores fazerem perguntas e tirarem suas dúvidas a respeito do assunto.

"Eles já tinham conhecimento desses problemas, mas muitos não sabiam que eles poderiam ser adquiridos por meio da água", disse a gerente de Educação Ambiental da Semma, Luciana Raymundo.

O calendário prossegue com palestras e oficinas, abordando temas sobre meio ambiente e qualidade de vida: "Coleta Seletiva e Proteção do Rio", "Duração dos Resíduos Sólidos no Rio", "Sistema de Saneamento Básico: importância e cuidados necessários" e oficinas com recicláveis.

"Essas ações são importantes porque oferecem educação ambiental à comunidade. Os moradores não tinham noção dos perigos que corriam ao ingerir água sem tratamento, por exemplo. Hoje, eles já sabem os perigos a que estão sujeitos", explicou o secretário de Meio Ambiente, Delandi Macedo.

Comunidade ganhou água tratada este ano

Depois de 80 anos sem água tratada, a comunidade de Boa Vista, em Monte Líbano, ganhou uma Estação de Tratamento de Água Comunitária (ETAC), em fevereiro deste ano, graças à parceria entre Agersa, Foz do Brasil e prefeitura. A medida foi mais uma iniciativa para garantir melhores condições de vida para a população do local.

A estação, que trata a água do rio Itapemirim, conta com um reservatório capaz de armazenar até 5 mil litros. O tratamento é feito por três moradores da comunidade, treinados especialmente para isso.

Confira as próximas palestras!

Tema: Coleta Seletiva e Proteção do Rio
Data: 24/08/2010
Horário: 19h30
Objetivos: conscientizar e sensibilizar os moradores locais da importância de cuidar do rio e de separar o lixo que antes era lançado na corrente aquática.

Palestra Informativa
Tema: Duração dos Resíduos Sólidos no Rio
Data: 31/08/2010
Horário: 19h
Objetivos: Conscientizar sobre a duração do lixo no rio, oportunizando a transformação dos hábitos em atitudes ecologicamente corretas.

Palestra Informativa
Tema: Sistema de Saneamento Básico: Importância e cuidados necessários
Data: 07/09/2010
Horário: 19h
Objetivos: Informar a comunidade local da importância de um sistema de saneamento básico efetivo e os cuidados necessários com a utilização desse recurso.

Oficinas com recicláveis
Data: 11/09/2010
Horário: 19h
Ação: Trabalho com materiais recicláveis para a confecção de brinquedos e puffs de pet, sabão com óleo de cozinha, cestas de jornais etc.



    Fonte: Assessoria de Comunicação PMCI
 
Por:  Joilton Cândido Vasconcelos    |      Imprimir