Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 20-08-2010

Umidade do ar cai mais e Defesa Civil coloca SP Alerta
Índice chegou a 18% na tarde desta sexta-feira (20) na capital. Recomendação é para evitar atividades ao ar livre e exposição ao sol.
Umidade do ar cai mais e Defesa Civil coloca SP Alerta
Foto: Guilherme Lara Campos/Foto Arena/AE


A umidade relativa do ar caiu ainda no meio da tarde desta sexta-feira (20) em São Paulo, o que obrigou a Defesa Civil a decretar estado de alerta na capital. O índice baixou para 18% no período. Às 12h, a cidade já havia entrado em estado de atenção após a umidade relativa do ar ficar abaixo dos 30%. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a umidade chegou a 23% às 14h20. A previsão é que a situação comece a melhorar com o decorrer da tarde, a partir das 18h.
A Defesa Civil recomenda que a população evite atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17h e que não pratique exercícios entre as 11h e 15h. Além disso, é aconselhável a ingestão de bastante líquido para evitar a desidratação e que não se coloque fogo em terrenos baldios e vegetação seca, pois a baixa umidade relativa do ar pode aumentar as chances de incêndio nas pastagens e florestas.
Nos meses em que ocorrem poucas chuvas é comum que a umidade do ar fique reduzida, o que causa um aumento nos níveis de dióxido de enxofre e material particulado, propiciando o surgimento ou agravamento de doenças respiratórias, cardiovasculares e oculares.
Das 20 estações monitoradas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), 16 apresentavam condições inadequadas no início da tarde. Na estação Parque Dom Pedro II, esse índice era considerado inadequado. De acordo com o CGE, o tempo deve seguir seco nos próximos dias. As mínimas oscilam em torno dos 11ºC, enquanto que as máximas podem superar os 28ºC.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Joilton Cândido Vasconcelos    |      Imprimir