Categoria Agricultura  Noticia Atualizada em 23-08-2010

Merenda escolar vem dos pequenos produtores
O Plano de Aquisição de Alimentos (PAA) beneficiará os pequenos produtores que terão suas mercadorias compradas pela prefeitura
Merenda escolar vem dos pequenos produtores
Foto: José Rubens Brumana

O Plano de Aquisição de Alimentos (PAA) beneficiará os pequenos produtores que terão suas mercadorias compradas pela prefeitura e ofertadas para a merenda escolar para cerca de sete mil alunos em Marataízes. Segundo o PAA a prefeitura fica obrigada a adquirir o mínimo de 30%, do que é consumido na merenda.

O do cardápio da merenda escolar já foi formalizado. O prefeito Jánder Nunes Vidal e seu secretário de Agricultura e Meio Ambiente Luis Cláudio Sad, foi levar essa informação a diversos agricultores do interior do balneário. "O produtor plantava e não tinha para quem vender agora o destino será garantido e com trabalho e planejamento pode aumentar a renda em sua propriedade", disse o prefeito acrescentando ainda que o percentual de 30% será acrescido. "Se possível, vamos adquirir todas as verduras, legumes e peixes dos produtores", garantiu Jánder.

O secretário de Agricultura Luis Cláudio informou que toda a logística do deslocamento da produção será garantido ao agricultor com um caminhão já encaminhado para esse propósito. "O produtor só ficará focado em sua produção, o destino final fica por nossa conta. O PAA veio para revolucionar o ganho dos pequenos que agora terá uma renda mensal", ressaltou o secretário.

O pequeno produtor Pedro Braga disse que ficou animado com a conversa que teve com o prefeito e o secretário na sua pequena propriedade, localizada em Canudos. "Vou plantar quiabo, batata doce, verduras e legumes. Além de uma criação de galinhas caipiras, que agora terão um destino certo", analisou.

A secretária de Educação Calcinéa Marvila diz que a novidade na merenda é a introdução do peixe. "Toda às quartas-feiras no cardápio será servido peixe . Vamos com isso incentivar os pescadores e os criadores de tilápia, colocando a disposição de nossos estudantes uma alimentação sadia e sem o uso de agrotóxicos como as verduras, frutas e legumes que comporão o cardápio escolar", enfatizou Calcinéia.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir