Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 01-09-2010

Com 19% de umidade, São Paulo entra em estado de alerta
A Defesa Civil de São Paulo decretou às 16h20 desta quarta-feira estado de alerta em toda a cidade devido às más condições do ar. Por volta das 16h, a umidade relativa estava em 19% na estação do Mirante de Santana, segundo a agência Climatempo.
Com 19% de umidade, São Paulo entra em estado de alerta
Foto: noticias.r7.com


Na quinta-feira, o quadro se repete, segundo o CGE, com temperaturas elevadas e baixos índices de umidade relativa. Entre o domingo e a segunda-feira, uma nova frente fria passa pelo oceano e aumenta a quantidade de nuvens, muda a direção dos ventos e provoca queda das temperaturas, que oscilam entre 14°C e 25°C. A umidade relativa sobe e, com isso, a qualidade do ar melhora temporariamente.
De acordo com a Defesa Civil, a população deve evitar atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17h. Não é aconselhável praticar exercícios entre as 10h e 16h. O combate a desidratação é fundamental neste momento, assim, as pessoas devem ingerir bastante líquido, evitar aglomerações em ambientes fechados e recomenda-se o uso de soro fisiológico nos olhos e narinas, segundo a Defesa Civil.
O órgão também pede que as pessoas não coloquem fogo em terrenos baldios e vegetação seca, pois a baixa umidade relativa do ar pode aumentar as chances de incêndio nas pastagens e florestas.
Segundo a Defesa Civil, é comum que a umidade do ar fique reduzida nos meses em que ocorrem poucas chuvas, o que causa um aumento nos níveis de dióxido de enxofre e material particulado, devido às piores condições de dispersão. Isso propicia o surgimento ou agravamento de doenças respiratórias, cardiovasculares e oculares.
Sem medidas preventivas, podem ocorrer os seguintes sintomas:
1.Dores de cabeça e irritação nos olhos, nariz, garganta ou na pele;
2.Aumentam os riscos de transmissão de doenças respiratórias;
3.Aumenta o risco de desidratação;
4.Garganta seca, voz rouca, inclusive com possibilidade de inflamação da faringe;
5.Rompimento de vasos do nariz, provocando sangramento;
6.Maior facilidade de se contrair conjuntivite viral, alérgica e síndrome do olho seco;
7.O aumento de poluentes causa aumento da pressão arterial, arritmia cardíaca, por isso, infartos são mais suscetíveis, principalmente em quem já tem problemas cardiovasculares.


Fonte: Terra
 
Por:  Joilton Cândido Vasconcelos    |      Imprimir