Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 03-09-2010

Homem-bomba mata ao menos 54 em manifestação no Paquistão
Explosão ocorreu durante manifestação de solidariedade ao povo palestino. Mais de cem ficaram feridos em 2º grande atentado esta semana no país.
Homem-bomba mata ao menos 54 em manifestação no Paquistão
Foto: Arshad Butt/AP


Um ataque desfechado por um homem-bomba provocou a morte de pelo menos 54 pessoas nesta sexta-feira (3) durante uma manifestação na cidade paquistanesa de Quetta, no segundo grande atentado desta semana no país, agravando a tensão sobre um governo já fragilizado por críticas à sua reação contra recentes inundações.
A manifestação em Quetta, realizada por muçulmanos xiitas, prestava solidariedade ao povo palestino.
Mais de cem pessoas ficaram feridas no atentado, cuja autoria foi assumida pelo Taliban. O grupo frequentemente visa minorias religiosas para desestabilizar o Paquistão -- país de maioria muçulmano sunita.

O policial Hamid Shakeel disse que ao menos 54 pessoas morreram e cerca de 160 ficaram feridas em Quetta.
Mesmo antes das devastadoras enchentes do mês passado o governo já enfrentava uma onda de impopularidade por causa de sua aliança com os Estados Unidos para combater militantes islâmicos.
Os EUA afirmaram que as enchentes devem causar atrasos na ofensiva contra os insurgentes do Talibã. "Infelizmente, a inundação no Paquistão provavelmente irá adiar quaisquer operações do Exército paquistanês no Waziristão do Norte durante algum tempo", disse o secretário de Defesa, Robert Gates, durante visita a tropas norte-americanas no Afeganistão.
O governo paquistanês diz que o Exército irá realizar a ofensiva no Waziristão, reduto de militantes islâmicos, quando considerar adequado. Nas últimas semanas, os militares se envolveram diretamente no trabalho de ajuda às vítimas das enchentes.

Ataque em Lahore
Também nesta sexta-feira, o Talibã paquistanês assumiu a autoria por três explosões em uma procissão xiita na cidade de Lahore, que matou 33 pessoas nesta semana. Foi a primeira ação de grupos militantes desde o início das enchentes.
"Foi uma vingança pela morte de sunitas inocentes", disse um porta-voz de Qari Hussain Mehsud, o mentor dos homens-bomba do Talibã, por telefone à Reuters, de local não-revelado.
As atenções estão voltadas para o Talibã paquistanês depois que promotores norte-americanos acusaram seu líder, Hakimullah Mehsud, de participação em um complô que matou sete funcionários da CIA em um quartel dos EUA no Afeganistão em dezembro.
Mehsud, supostamente escondido em áreas tribais paquistanesas, foi indiciado por conspiração para matar norte-americanos no exterior e para usar armas de destruição em massa.
A nova onda de violência sugere que o Talibã está tentando aproveitar a atual fragilidade do governo diante das enchentes, que deixaram milhões de desabrigados, destruíram a infraestrutura e a produção agrícola e afetaram duramente a economia.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Joilton Cândido Vasconcelos    |      Imprimir