Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-09-2010

Irã suspende condenação por adultério de Sakineh
Pena para traição conjugal é a morte apedrejamento; iraniana ainda está condenada por homicídio
Irã suspende condenação por adultério de Sakineh
Foto: www.maratimba.com


As autoridades do Irã suspenderam a pena de morte emitida contra Sakineh Mohammadi Ashtiani, iraniana condenada à morte por adultério e por participação no assassinato do marido, informou nesta quarta-feira, 8, o porta-voz do Ministério de Exteriores do país.

"O veredicto considerando as questões extramatrimoniais foi suspenso e está sendo revisto", disse o Ramin Mehmanparast ao canal estatal Press TV.

Na entrevista, realizada em farsi ao vivo e dublada para o inglês, o porta-voz disse que a acusação de assassinato "estava sendo investigada para a entrega do veredicto final". A imprensa iraniana sugeriu que a pena de apedrejamento poderia ser revogada, mas que ainda assim Sakineh seria enforcada.

"Pensamos que este é um caso muito normal. Esse procedimento se assemelha muito a outros existentes em outros países", completou Mehmanparast. Em nenhum ponto da entrevista, porém, foi mencionada o apedrejamento. Ele sempre usava os termos "pena de morte".

O porta-voz ainda culpou os EUA por usar o caso de Sakineh para denegrir a imagem do Irã ante a comunidade internacional, enquanto o país persa sofre com as sanções que limitam seu programa nuclear. "Parece que estão fazendo jogo político", criticou.

Sakineh foi condenada em 2006 por manter relações ilícitas com dois homens após ficar viúva, o que, segundo a lei islâmica, também é considerado adultério. Primeiramente a pena foi de 99 chibatadas, depois convertida em morte por apedrejamento e, posteriormente, em enforcamento.

Em julho deste ano, seu advogado Mohammad Mostafaei tornou público o caso em um blog na internet, o que chamou a atenção da comunidade internacional. Perseguido pelas autoridades iranianas, ele fugiu para a Turquia, de onde buscou asilo político na Noruega.

O governo brasileiro ofereceu refúgio a Sakineh, o que foi rejeitado por Teerã. A pena de morte foi mantida por um tribunal de apelações, que acrescentou ao caso a acusação de conspiração para a morte do marido.

Fonte: Estadão
 
Por:  Joilton Cândido Vasconcelos    |      Imprimir